O Spiritbox, nome interessante que vem ganhando evidência no cenário do metal, liberou uma música inédita nas plataformas de streaming. Intitulada “Hurt You”, a canção faz parte do álbum de estreia da banda, “Eternal Blue”, que chega a público no próximo dia 17 de setembro através da gravadora Rise Records.
O material de divulgação descreve “Hurt You” e o trabalho do grupo da seguinte forma:
“O pavor existencial do isolamento e a alquimia maravilhosa dos artesãos, abrigados em um enclave de criatividade autoimposto, convergiram na música de Spiritbox. Uma parte post-metal e outra como coletivo de arte, a banda faz mágica nos meios musicais e visuais, evocando espíritos como os médiuns fazem. Não muito diferente da tecnologia oculta de seu homônimo, o Spiritbox comunica-se com pessoas de todo o mundo, por meio de amplas emoções e explosões de som.”
Não entendeu nada? Ouça a música com seu respectivo videoclipe – já basta:
A faixa “Secret Garden”, primeiro single do álbum, também foi disponibilizada com videoclipe anteriormente e pode ser conferida a seguir.
Formado no Canadá, o Spiritbox é composto pelo casal Courtney LaPlante (vocais) e Mike Stringer (guitarra), além do baixista Bill Crook. Há, ainda, o baterista Zev Rose, que se uniu ao grupo em 2020, mas não aparece nas fotos promocionais.
Alguns singles e EPs têm sido lançados desde 2017, conquistando bastante público pela internet. O grupo tem videoclipes que ultrapassam 2 milhões de visualizações e músicas que chegam a 6 milhões de streams no Spotify. Só agora, porém, a banda está lançando um álbum de estreia, que conta com a participação de Sam Carter, vocalista do Architects, na faixa “Yellowjacket”.
Musicalmente, a aposta do Spiritbox é em uma sonoridade derivada do metalcore, mas traz elementos do djent, do metal progressivo, do post-metal e de outras vertentes mais experimentais. Difícil de se rotular, mas fácil de se compreender nas primeiras audições.
O destaque fica para os vocais de Courtney LaPlante, que oscilam entre o etéreo e o agressivo. Há de se mencionar, ainda, alguns efeitos eletrônicos que dão uma cara bem única ao grupo.
Em entrevista à Kerrang, a vocalista apontou que a forma do Spiritbox trabalhar suas composições é um pouco diferente do habitual para uma banda de metal, o que certamente influencia no resultado final.
“Como uma vocalista, às vezes você sente como se estivesse correndo atrás de uma música, tentando alcançá-la. Em vários outros gêneros, a música está lá para apoiar o vocalista, e não o contrário.”
O single está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:
Spiritbox – “Eternal Blue”
- Sun Killer
- Hurt You
- Yellowjacket (feat. Sam Carter)
- The Summit
- Secret Garden
- Silk In The Strings
- Holy Roller
- Eternal Blue
- We Live In A Strange World
- Halcyon
- Circle With Me
- Constance