Todas as músicas que tocam em “Curtindo a Vida Adoidado”, filme lançado em 1986

Longa é um dos grandes clássicos da década de 1980 e trouxe trilha sonora marcante, indo de Beatles a canções que só emplacaram graças à obra

Não são raros os filmes que se tornam “clássicos tardios” de Hollywood. Talvez o melhor exemplo disso seja “Curtindo a Vida Adoidado” – “Ferris Bueller’s Day Off”, no título original.

Lançado em 1986, o longa-metragem dirigido por John Hughes foi um sucesso de bilheteira, mas foi redescoberto por muita gente nos últimos anos. Hoje, é lembrado como uma das produções que melhor representam a cultura pop da década de 80.

- Advertisement -

O filme também guarda alguns aspectos curiosos sobre sobre sua trilha sonora. O primeiro está na forma como esse tópico (não) foi explorado no mercado fonográfico.

Embora tenha uma excelente seleção de músicas, John Hughes optou por não lançar um disco as contendo. O motivo? O cineasta achava que as faixas não fariam sentido em um mesmo álbum. Dessa forma, na época, apenas um single com duas músicas foi enviado para a lista de contatos do diretor.

A trilha sonora de “Curtindo a Vida Adoidado”

Isso não significa que as aventuras do dia em que Ferris Bueller (Matthew Broderick) resolveu faltar na escola não contaram com uma trilha de peso. Pelo contrário!

Leia também:  A opinião de Courtney Love sobre ser odiada, especialmente após morte de Kurt Cobain

Sendo um típico filme dos anos 1980, “Curtindo a Vida Adoidado” traz muito da new wave e do pop inglês. Alguns dos destaques incluem “Please, Please, Please Let Me Get What I Want”, dos Smiths – porém na versão instrumental do The Dream Academy -, na famosa cena do museu, além de “Twist and Shout”, dos Beatles.

“Danke Schoën”, na voz de Wayne Newton, também é um tema recorrente e uma das mais lembradas da trilha, que une artistas consagrados com nomes que eram pouco conhecidos até então.

Veja, a seguir, a lista com todas as músicas que tocam em “Curtindo a Vida Adoidado”:

  • “Oh Yeah” – Yello
  • “Love Missile F1-11” – Sigue Sigue Sputnik
  • “Beat City” – The Flowerpot Men
  • “Taking The Day Off” – General Public
  • “B.A.D.” – Big Audio Dynamite
  • “March of the Swivelheads” – The English Beat
  • “Please Please Please Let Me Get What I Want” – The Dream Academy
  • “Danke Schoen” – Wayne Newton
  • “Radio People” – Zapp
  • “I’m Afraid” – Blue Room
  • “The Edge of Forever” – The Dream Academy
  • “Twist And Shout” – The Beatles
Leia também:  A opinião de Hank Shermann sobre Becky Baldwin, a nova baixista do Mercyful Fate

Enfim, o lançamento da trilha

A trilha sonora de “Curtindo a Vida Adoidado” foi lançada apenas em 2016, três décadas após o filme, em CD.

Apenas 5 mil cópias foram disponibilizadas pela La-La Land Records, contando com as músicas do filme. Havia, ainda, alguns trechos compostos por Ira Newborn – sendo que alguns nem chegaram a ser usados no longa.

Da lista, apenas três músicas acabaram ficando de fora do CD, por questões contratuais: “Twist and Shout” (Beatles), “Taking the Day Off” (General Public) e “The March of the Swivel Heads” (The English Beat).

Já “Beat City”, do The Flowerpot Men, teve sua primeira versão lançada em CD, remixada por Ben Watkins e Adam Peters, integrantes do grupo.

* Texto desenvolvido em parceria por André Luiz Fernandes e Igor Miranda. Pauta, edição geral e argumentação-base por Igor Miranda; redação geral e apuração adicional por André Luiz Fernandes.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesTodas as músicas que tocam em "Curtindo a Vida Adoidado", filme lançado...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades