A banda soul que inspirou o Pink Floyd em “Money”, segundo David Gilmour

O som das moedas e da caixa registradora é bem familiar aos fãs de Pink Floyd: trata-se da clássica música “Money”. O que nem todos sabem é que o hit foi inspirado por uma banda bem distante do rock como um todo.

O tilintar de moedas e o som de uma caixa registradora são bem familiares para os fãs do Pink Floyd. Todos sabem que se trata da introdução de “Money”, música de um dos álbuns mais conhecidos da banda – o lendário “The Dark Side of the Moon”, de 1973

O que nem todos sabem é que a música, composta pelo vocalista e baixista Roger Waters, foi inspirada por uma banda bem diferente dos ícones do rock progressivo.

- Advertisement -

Pink Floyd, “Money” e Booker T. & the M.G.’s

Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista e também cantor David Gilmour contou como a banda de soul/R&B americana Booker T. & the M.G.’s, influenciou a pegada mais funky de “Money”. O músico cita, mais especificamente, o álbum de estreia do grupo, “Green Onions” (1962),

Leia também:  Como Ozzy reagiu ao sucesso do Black Sabbath com Dio, segundo Bob Daisley

Embora não seja creditado como compositor da faixa, David Gilmour, fã do Booker T. & the M.G.’s, resolveu pegar a levada soul emprestada como uma influência “secreta” para o Pink Floyd:

“Eu tinha o álbum ‘Green Onions’ quando era adolescente. E em minha banda anterior, nós tocamos por dois ou três anos, e íamos de Beatles e Beach Boys até as coisas da Stax (gravadora) e soul. Tocamos ‘Green Onions’ no palco. Toquei uma quantidade razoável dessas coisas, era algo que eu pensei que podíamos incorporar em nosso som sem que ninguém percebesse de onde veio a influência. Para mim, funcionou.”

Criador e criatura

Coincidência ou não, o single de “Money” não emplacou nas paradas do Reino Unido, mas alcançou o 13º lugar nos Estados Unidos, país de origem do Booker T. & the M.G.’s.

Leia também:  Gene Simmons e Tony Iommi cogitaram montar trio juntos

Resultado da influência? É difícil dizer, mas a verdade é que “The Dark Side of the Moon” obteve resultados mais expressivos do que “Green Onions” na época de seu lançamento, apesar da banda soul também ter feito sucesso em sua época, atingindo as posições de número 3, 6 e 9 com os singles desse disco.

“Money”, no fim das contas, tornou-se um dos grandes clássicos do Pink Floyd, sendo indispensável nos shows.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda soul que inspirou o Pink Floyd em "Money", segundo David...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades