O Pink Floyd acertou em cheio em “The Dark Side of the Moon”. O oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo traz verdadeiros clássicos, como “Time”, “Money” e “Us and Them”, entre outros sucessos.
A capa do disco é um show à parte. A imagem, desenvolvida pelo lendário estúdio de design Hipgnosis, traz um prisma que é atingido por um feixe de luz, transformando em um arco-íris.
Um conceito básico, que buscava retratar a complexidade da música do Pink Floyd por trás de uma arte considerada simples. Ainda assim, revolucionário o bastante – assim como o álbum em si, por seu conteúdo musical.
O que nem todos os fãs sabem é que o personagem Surfista Prateado, dos quadrinhos da Marvel, quase ficou na capa de “The Dark Side of the Moon”. Já pensou?
Pink Floyd, Surfista Prateado e The Dark Side of the Moon
A informação foi confirmada, anos atrás, por Aubrey Powell, chefe do estúdio Hipgnosis. Em entrevista à Rolling Stone, ele comentou:
“Estávamos curtindo a Marvel e o Surfista Prateado parecia ser mais uma imagem singular e fantástica. Nunca teríamos permissão para usar, mas gostávamos da imagem de um homem prateado, em uma prancha de surf prateada, surfando pelo universo. Tinha propriedades místicas. Muito cósmico, cara.”
Embora Powell reconhecesse que não conseguiria autorização da Marvel, seria mais fácil naquela época do que nos dias de hoje.
Quando “Dark Side…” foi lançado, em 1° de março de 1973, a Marvel já era uma empresa de porte considerável, mas estava muito longe de ter as proporções atuais, devido ao sucesso dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel. Talvez toparia. Quem sabe?
Joe Satriani e Marvel
A noção de que a Marvel não era uma empresa tão grande – e inacessível – foi confirmada por Joe Satriani, mais de uma década depois, com seu álbum “Surfing With The Alien”.
O disco, de 1987, contém o Surfista Prateado em sua capa – e, para isso, Satriani conseguiu a autorização da Marvel. Curiosamente, a ideia não foi de Joe, mas, sim, do designer Jim Kozlowski.