Capa de “The Dark Side Of The Moon”, do Pink Floyd, quase teve o Surfista Prateado

O Pink Floyd acertou em cheio em "The Dark Side of the Moon" - até mesmo em sua bela capa. Curiosamente, a arte quase foi diferente do que a clássica, pois teria o personagem Surfista Prateado, dos quadrinhos da Marvel, retratado nela.

O Pink Floyd acertou em cheio em “The Dark Side of the Moon”. O oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo traz verdadeiros clássicos, como “Time”, “Money” e “Us and Them”, entre outros sucessos.

A capa do disco é um show à parte. A imagem, desenvolvida pelo lendário estúdio de design Hipgnosis, traz um prisma que é atingido por um feixe de luz, transformando em um arco-íris.

- Advertisement -

Um conceito básico, que buscava retratar a complexidade da música do Pink Floyd por trás de uma arte considerada simples. Ainda assim, revolucionário o bastante – assim como o álbum em si, por seu conteúdo musical.

Leia também:  O verdadeiro rei do rock, segundo Dave Grohl: “f.da-se Elvis”

O que nem todos os fãs sabem é que o personagem Surfista Prateado, dos quadrinhos da Marvel, quase ficou na capa de “The Dark Side of the Moon”. Já pensou?

Pink Floyd, Surfista Prateado e The Dark Side of the Moon

A informação foi confirmada, anos atrás, por Aubrey Powell, chefe do estúdio Hipgnosis. Em entrevista à Rolling Stone, ele comentou:

“Estávamos curtindo a Marvel e o Surfista Prateado parecia ser mais uma imagem singular e fantástica. Nunca teríamos permissão para usar, mas gostávamos da imagem de um homem prateado, em uma prancha de surf prateada, surfando pelo universo. Tinha propriedades místicas. Muito cósmico, cara.”

Embora Powell reconhecesse que não conseguiria autorização da Marvel, seria mais fácil naquela época do que nos dias de hoje.

Leia também:  A história da ascensão meteórica do Ratt com “Out of the Cellar”

Quando “Dark Side…” foi lançado, em 1° de março de 1973, a Marvel já era uma empresa de porte considerável, mas estava muito longe de ter as proporções atuais, devido ao sucesso dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel. Talvez toparia. Quem sabe?

Joe Satriani e Marvel

A noção de que a Marvel não era uma empresa tão grande – e inacessível – foi confirmada por Joe Satriani, mais de uma década depois, com seu álbum “Surfing With The Alien”.

O disco, de 1987, contém o Surfista Prateado em sua capa – e, para isso, Satriani conseguiu a autorização da Marvel. Curiosamente, a ideia não foi de Joe, mas, sim, do designer Jim Kozlowski.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesCapa de "The Dark Side Of The Moon", do Pink Floyd, quase...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades