Quem é mais velho, certamente vai se lembrar da época em que todos queriam ter um toca-CDs dentro do carro. Por vezes, um toca-fitas também era desejado. Mas e se os fanáticos por discos de vinil, os famosos LPs, também pudessem ter a experiência de dirigir ouvindo seus discos favoritos?
A fabricante automotiva Lexus, em um lançamento um tanto quanto extravagante para os tempos atuais, proporcionou isso em seu novo modelo de carro. E, por incrível que pareça, espaço não é um problema.
Lexus IS Wax Edition
O Lexus IS Wax Edition vem, de fábrica, com um tocador de discos de vinil localizado onde seria o porta-luvas. Uma vitrola portátil, basicamente.
O desafio mais óbvio para o modelo é manter o disco tocando enquanto o carro anda, já que os LPs são conhecidos pela sensibilidade da agulha que capta as faixas. Mesmo os CDs, menos “delicados”, sofriam um pouco dentro de veículos em terreno muito irregular.
Como isso foi resolvido? Para sanar o problema, a Lexus firmou uma parceria com a empresa SCPS, responsável pela engenharia do player, e o site de notícias de música Pitchfork. Produzido com impressão 3D, o sistema é feito em uma liga de alumínio e fibra de carbono, repousando sobre uma base de silicone, que absorve os impactos e mantém o conjunto estável.
Além disso, a agulha um braço especial, que se ajusta milimetricamente, evitando os famosos “pulos”. A promessa é de muita estabilidade.
LPs: discos de vinil em alta
O carro, que por enquanto deve permanecer apenas como um protótipo, pode parecer algumas décadas “atrasado”, mas não é isso que o mercado fonográfico mostra.
Segundo pesquisa da Recording Industry Association of America (RIAA), a instituição que mensura as vendas de música nos Estados Unidos, em 2020, pela primeira vez em 34 anos, a venda de discos de vinil superou a de CDs. Foi registrado um crescimento de 28,7% em relação ano anterior, enquanto os CDs tiveram uma queda de 23% nas vendas.
Top esse artigo, encontrei por acaso porém me interessou
muito………