Lockdown: João Gordo e Antonio Araújo se reúnem em nova banda

O vocalista João Gordo (Ratos de Porão) e o guitarrista Antonio Araújo (Korzus e Matanza Ritual) decidiram colocar em prática um antigo desejo de fazer um projeto musical juntos. Assim nasceu o Lockdown, banda de death/thrash metal completada por Rafael Yamada (baixo, Claustrofobia e ex-Project 46) e o baterista Bruno Santin (Endrah).

Durante o período de isolamento causada pela pandemia, o vocalista João Gordo (Ratos de Porão) e o guitarrista Antonio Araújo (Korzus e Matanza Ritual) decidiram colocar em prática um antigo desejo de fazer um projeto musical juntos. Assim nasceu o Lockdown, banda de death/thrash metal completado por Rafael Yamada (baixo, Claustrofobia e ex-Project 46) e o baterista Bruno Santin (Endrah).

O primeiro single, ‘Archangel’, será lançado em 10 de dezembro pela Blood Blast, subsidiária digital da gravadora alemã Nuclear Blast. A faixa faz parte de um EP intitulado ‘Unholy Ceremony Heretic’, que chega a público em fevereiro.

- Advertisement -

“A inspiração do nome do grupo é uma alusão ao ‘trancafiamento’ compulsório que o vírus gerou em nossas vidas, trazendo desafios, preocupações, depressão, incerteza e também, no lado bom, uma explosão de criatividade”, explicou Antonio Araújo, em material de divulgação.

‘Archangel’ também será acompanhada de um videoclipe, dirigido e editado por Raul Machado. “É um diretor conhecido da época da MTV, que já fez diversos clipes famosos de bandas como Raimundos, Planet Hemp e muitas outras”, afirmou o guitarrista.

A arte gráfica dos singles, do EP e o logotipo da banda foram criados pelo renomado artista Alcides Burn (Burn Artworks). O material, que será lançado mundialmente pela Blood Blast em 5 de fevereiro de 2021, terá diversos lançamentos físicos no Brasil e em outros países. “No Brasil, o selo All Music Matters irá lançar o EP em vinil 12″ one side e em CD”, concluiu o guitarrista.

Leia também:  Novo álbum solo de David Gilmour traz gravação de Richard Wright

Temática do Lockdown

A temática antirreligião, próxima do black metal, vai guiar as produções do Lockdown. Antonio Araújo, compositor de todo o material, contou que Arcanjo Helel é um dos nomes de Lúcifer.

“Essa música tem um pé no thrash metal, mas revela o tipo de death metal que o Lockdown faz. Possivelmente, é a mais forte do material, trazendo um refrão marcante e ritmo intenso, que ditam as características do grupo de entregar composições violentas, diretas e rápidas”, disse.

Letras em inglês

Além da união de músicos conhecidos, o Lockdown traz João Gordo cantando de forma mais brutal do que nunca. Porém, a surpresa é voltar a vê-lo cantando em inglês, algo que não fazia desde 1993 com ‘Just Another Crime in… Massacreland’, lançado pelo Ratos de Porão.

“Eu não gravo em inglês porque, especialmente com relação à credibilidade, além de não dominar a gramática do idioma, tenho que fazer letras confiáveis. O recado do Ratos de Porão é melhor dado em português, pelas músicas serem bastante particulares e com coisas do nosso país”, explicou João Gordo, também em material de divulgação.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Avenged, Evanescence, Journey, Deep Purple e Incubus

O vocalista completou: “Não gravo um disco completo em inglês desde ‘Massacreland’. Até gravei outros sons em inglês na época do ‘Feijoada Acidente’, mas eram covers. Quando Antonio me convidou, as músicas e letras já estavam prontas. Achei que seria difícil, mas, quando comecei a cantar, funcionou. Até com sotaque mais ou menos e pronúncia aceitável”.

Gordo revelou que, além de quatro músicas em inglês, o repertório do EP conta com uma faixa em português, intitulada ‘Desprezo’. “Fiquei feliz porque nunca tinha feito death metal na vida. No começo, fiquei puto com o Antonio porque, como sou do punk, as coisas que faço saem tudo meio quadradinho e sou condicionado àquela métrica e tempo. Só que as músicas do Lockdown são todas com uns tempos meio doidos, 7 por 5, que não são naturais para mim. Por isso, pastei um pouco para encaixar, mas o efeito da junção minha com Antonio, Rafael do Claustrofobia e Bruno do Endrah deu um bagulho muito bruto, muito death metal”, afirmou.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasLockdown: João Gordo e Antonio Araújo se reúnem em nova banda
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades