O Toto está de volta. O guitarrista Steve Lukather e o vocalista Joseph Williams anunciaram que a banda vai retomar suas atividades, com formação diferente, cerca de um ano após um pouco anunciado show de despedida, realizado em 20 de outubro de 2019.
O grupo havia parado de se apresentar em meio a uma disputa judiciai com Susan Porcaro-Goings, viúva do baterista Jeff Porcaro, falecido em 1992. Ela processou Steve Lukather e o tecladista/vocalista David Paich, em 2018, acusando a dupla de conspirar para reduzir sua parte nos lucros em direitos autorais da banda.
Paich, vale destacar, não fará parte da nova formação do Toto, nem o também tecladista Steve Porcaro. Além de Lukather e Williams, a banda traz são acompanhados por John Pierce (Huey Lewis and The News) no baixo, Robert “Sput” Searight (Ghost-Note, Snarky Puppy) na bateria e Steve Maggiora (Elvis, Moms Mabely) nos teclados.
Foram mantidos, ainda, dois músicos de apoio que já faziam parte dos shows do Toto: o tecladista Dominique “Xavier” Taplin (Prince, Ghost-Note) e o multi-instrumentista e cantor Warren Ham (Ringo Starr). Taplin, inclusive, substituía David Paich nos últimos tempos após seu afastamento por problemas de saúde.
O que dizem os músicos
Em nota, Steve Lukather comentou que Joseph Williams e ele são “os únicos membros antigos da banda que querem seguir na estrada, levando música à base de fãs de várias gerações”. O guitarrista também apontou que foi o único membro original do Toto a nunca faltar de um show ou a estar ausente de um álbum do grupo.
Joseph Williams, por sua vez, destacou que passou por “muitas coisas” junto do guitarrista. “Ele é como um irmão para mim. Nossa parceria sempre enriqueceu nossas vidas. […] Não posso pensar em outra pessoa na Terra que eu gostaria de lançar junto este próximo capítulo que não seja meu amigo e colega de banda de uma vida toda, leal e talentoso”, declarou.
O comunicado de imprensa revela, ainda, que Steve Lukather e Joseph Williams lançarão álbuns solo, separadamente, em 2021. Lukather participará do disco de Williams e vice-versa.
David Paich e Steve Porcaro ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Show virtual do Toto
A nova formação do Toto será apresentada com um show virtual, a ser realizado no dia 21 de novembro. A transmissão será paga. Os ingressos podem ser adquiridos no site Dice.
O processo que parou o Toto
Em 2018, Susan Porcaro-Goings moveu uma ação contra dois integrantes do Toto: Steve Lukather e David Paich. Ela acusa a dupla de promover uma conspiração para reduzir a parte dela nos lucros em direitos autorais da banda, por meio de manobras contábeis que estariam forjando a real arrecadação do grupo.
Em seu processo, a viúva de Jeff Porcaro pediu para que o Toto revelasse sua arrecadação e solicitou liminar para impedir que a banda tenha “atos futuros e competição desleal”. Toda a situação fez com que o grupo, por diversas razões, encerrasse suas atividades após concluir uma turnê em 2019, com um show final na Filadélfia, Estados Unidos.
Vale destacar que o Toto teve, em sua formação, três dos irmãos Porcaro. Jeff e Steve, tecladista, participaram da fundação do projeto, em 1976. Mike, baixista, passou a integrar em 1982. O baterista esteve na banda até sua morte, em 1992, enquanto Mike ficou até 2007 e faleceu em 2015. Steve saiu em 1987, voltou para a reunião em 2010 e seguiu até agora, ficando fora da atual reunião.
O fim do Toto havia sido anunciado, justamente, em um dos melhores momentos da carreira da banda. O interesse no som deles reapareceu após o Weezer fazer dois covers de suas músicas: ‘Rosanna’ e ‘Africa’. A segunda versão chegou às primeiras posições das paradas especializadas em rock dos Estados Unidos e renovou o Toto para públicos mais jovens – a exemplo do que o Journey vivenciou, anos antes, com ‘Don’t Stop Believin” ganhando versão na série ‘Glee’ e virando meme na internet.