Toto volta com nova formação e anuncia transmissão de show online

O Toto está de volta. O guitarrista Steve Lukather e o vocalista Joseph Williams anunciaram que a banda vai retomar suas atividades, com formação diferente, cerca de um ano após um pouco anunciado show de despedida, realizado em 20 de outubro de 2019. Um show será transmitido online para celebrar o novo momento.

  • Leia mais sobre:
  • Toto

O Toto está de volta. O guitarrista Steve Lukather e o vocalista Joseph Williams anunciaram que a banda vai retomar suas atividades, com formação diferente, cerca de um ano após um pouco anunciado show de despedida, realizado em 20 de outubro de 2019.

O grupo havia parado de se apresentar em meio a uma disputa judiciai com Susan Porcaro-Goings, viúva do baterista Jeff Porcaro, falecido em 1992. Ela processou Steve Lukather e o tecladista/vocalista David Paich, em 2018, acusando a dupla de conspirar para reduzir sua parte nos lucros em direitos autorais da banda.

- Advertisement -

Paich, vale destacar, não fará parte da nova formação do Toto, nem o também tecladista Steve Porcaro. Além de Lukather e Williams, a banda traz são acompanhados por John Pierce (Huey Lewis and The News) no baixo, Robert “Sput” Searight (Ghost-Note, Snarky Puppy) na bateria e Steve Maggiora (Elvis, Moms Mabely) nos teclados.

Foram mantidos, ainda, dois músicos de apoio que já faziam parte dos shows do Toto: o tecladista Dominique “Xavier” Taplin (Prince, Ghost-Note) e o multi-instrumentista e cantor Warren Ham (Ringo Starr). Taplin, inclusive, substituía David Paich nos últimos tempos após seu afastamento por problemas de saúde.

O que dizem os músicos

Em nota, Steve Lukather comentou que Joseph Williams e ele são “os únicos membros antigos da banda que querem seguir na estrada, levando música à base de fãs de várias gerações”. O guitarrista também apontou que foi o único membro original do Toto a nunca faltar de um show ou a estar ausente de um álbum do grupo.

Leia também:  Bruce Dickinson se torna cidadão honorário de Curitiba

Joseph Williams, por sua vez, destacou que passou por “muitas coisas” junto do guitarrista. “Ele é como um irmão para mim. Nossa parceria sempre enriqueceu nossas vidas. […] Não posso pensar em outra pessoa na Terra que eu gostaria de lançar junto este próximo capítulo que não seja meu amigo e colega de banda de uma vida toda, leal e talentoso”, declarou.

O comunicado de imprensa revela, ainda, que Steve Lukather e Joseph Williams lançarão álbuns solo, separadamente, em 2021. Lukather participará do disco de Williams e vice-versa.

David Paich e Steve Porcaro ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Show virtual do Toto

A nova formação do Toto será apresentada com um show virtual, a ser realizado no dia 21 de novembro. A transmissão será paga. Os ingressos podem ser adquiridos no site Dice.

O processo que parou o Toto

Em 2018, Susan Porcaro-Goings moveu uma ação contra dois integrantes do Toto: Steve Lukather e David Paich. Ela acusa a dupla de promover uma conspiração para reduzir a parte dela nos lucros em direitos autorais da banda, por meio de manobras contábeis que estariam forjando a real arrecadação do grupo.

Em seu processo, a viúva de Jeff Porcaro pediu para que o Toto revelasse sua arrecadação e solicitou liminar para impedir que a banda tenha “atos futuros e competição desleal”. Toda a situação fez com que o grupo, por diversas razões, encerrasse suas atividades após concluir uma turnê em 2019, com um show final na Filadélfia, Estados Unidos.

Vale destacar que o Toto teve, em sua formação, três dos irmãos Porcaro. Jeff e Steve, tecladista, participaram da fundação do projeto, em 1976. Mike, baixista, passou a integrar em 1982. O baterista esteve na banda até sua morte, em 1992, enquanto Mike ficou até 2007 e faleceu em 2015. Steve saiu em 1987, voltou para a reunião em 2010 e seguiu até agora, ficando fora da atual reunião.

O fim do Toto havia sido anunciado, justamente, em um dos melhores momentos da carreira da banda. O interesse no som deles reapareceu após o Weezer fazer dois covers de suas músicas: ‘Rosanna’ e ‘Africa’. A segunda versão chegou às primeiras posições das paradas especializadas em rock dos Estados Unidos e renovou o Toto para públicos mais jovens – a exemplo do que o Journey vivenciou, anos antes, com ‘Don’t Stop Believin” ganhando versão na série ‘Glee’ e virando meme na internet.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Toto
InícioNotíciasToto volta com nova formação e anuncia transmissão de show online
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades