O processo movido pela viúva de Jeff Porcaro que pôs fim ao Toto

  • Leia mais sobre:
  • Toto

O Toto teve um dos encerramentos de carreira mais emblemáticos e surpreendentes dos últimos tempos. As atividades da banda foram interrompidas – ao que tudo indica, de forma permanente – em decorrência de uma ação judicial movida por Susan Porcaro-Goings, viúva do baterista Jeff Porcaro, falecido em 1992.

Em 2018, Susan Porcaro-Goings moveu uma ação contra dois integrantes do Toto: o guitarrista Steve Lukather e o tecladista/vocalista David Paich. Ela acusa a dupla de promover uma conspiração para reduzir a parte dela nos lucros em direitos autorais da banda, por meio de manobras contábeis que estariam forjando a real arrecadação do grupo.

- Advertisement -

Em seu processo, a viúva de Jeff Porcaro pediu para que o Toto revelasse sua arrecadação e solicitou liminar para impedir que a banda tenha “atos futuros e competição desleal”. Toda a situação fez com que o grupo, por diversas razões, encerrasse suas atividades após concluir uma turnê em 2019, com um show final na Filadélfia, Estados Unidos.

Vale destacar que o Toto teve, em sua formação, três dos irmãos Porcaro. Jeff e Steve, tecladista, participaram da fundação do projeto, em 1976. Mike, baixista, passou a integrar em 1982. O baterista esteve na banda até sua morte, em 1992, enquanto que Mike ficou até 2007 e faleceu em 2015. Steve saiu em 1987, voltou para a reunião em 2010 e seguiu até o fim do grupo.

Leia também:  Mötley Crüe anuncia “Dogs of War”, primeira música inédita com John 5

O fim do Toto é anunciado, justamente, em um dos melhores momentos da carreira da banda. O interesse no som dos caras reapareceu após o Weezer fazer dois covers de suas músicas: ‘Rosanna’ e ‘Africa’. A segunda versão chegou às primeiras posições das paradas especializadas em rock dos Estados Unidos e renovou o Toto para públicos mais jovens – a exemplo do que o Journey vivenciou, anos antes, com ‘Don’t Stop Believin” ganhando versão na série ‘Glee’ e virando meme na internet.

– Arnel Pineda, o vocalista contratado pelo Journey graças ao YouTube

Em entrevista recente à revista ‘Guitar Player’, Steve Lukather preferiu não entrar nos detalhes que fizeram o Toto encerrar suas atividades de forma tão abrupta. Porém, ele confirmou a motivação e reforçou que o Toto vivia um grande momento nos palcos.

Leia também:  Steelheart teria feito mais sucesso se chegasse em 1985, diz Miljenko Matijevic

“Vários garotos estavam vindo nos ver (por causa do Weezer). Acredite, não queria parar desta forma. Estávamos fazendo shows incríveis, então, é triste e revoltante parar dessa forma por causa de uma questão legal. Temos uma grande dívida para pagar. O processo nos fez quebrar financeiramente, chegando ao ponto que precisamos fazer um acordo que não nos favorecia”, explicou Lukather.

Como o guitarrista indicou, a situação foi resolvida com um acordo na Justiça. É provável que os termos tenham incluído uma espécie de negociação para que o Toto pague uma fatia maior de seus lucros, mesmo que vindos de shows, para a viúva de Jeff Porcaro.

“Daqui para frente, vamos ver. Não há forma de continuar. Essa ação enfiou uma faca em nós e é muito para aguentar. O show final foi ‘agridoce’, para dizer o mínimo”, afirmou.

ESCOLHAS DO EDITOR
  • Leia mais sobre:
  • Toto
InícioCuriosidadesO processo movido pela viúva de Jeff Porcaro que pôs fim ao...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades