Midnight Oil detalha o álbum ‘The Makarrata Project’ e libera o single ‘First Nation’; ouça

Já se passaram quase 20 anos desde que o Midnight Oil lançou um álbum. Essa espera termina em 30 de outubro, quando seu mini-álbum 'The Makarrata Project', com 7 faixas, chega online e em lojas de CD e vinil através da Sony Music Entertainment Austrália.

Já se passaram quase 20 anos desde que o Midnight Oil lançou um álbum. Essa espera termina em 30 de outubro, quando seu mini-álbum ‘The Makarrata Project’, com 7 faixas, chega online e em lojas de CD e vinil através da Sony Music Entertainment Austrália.

No mês passado, a faixa principal ao vivo ‘Gadigal Land’ (feat. Dan Sultan, Joel Davison, Kaleena Briggs e Bunna Lawrie) forneceu uma primeira amostra do álbum. Um segundo single, ‘First Nation’ (feat. Jessica Mauboy e Tasman Keith), foi lançado online em seguida.

- Advertisement -

Ouça ‘First Nation’ a seguir.

‘The Makarrata Project’ traz diversas participações especiais, desde artistas da proeminente First Nation, como Jessica Mauboy, Alice Skye e Tasman Keith; até talentos conhecidos, como Leah Flanagan e Troy Cassar-Daley; além de dinossauros como Kev Carmody, Sammy Butcher e Frank Yamma. Uma das músicas também apresenta um vocal póstumo de Gurrumul.

“Todos esses colaboradores brilhantes com quem trabalhamos entregaram novas interpretações das músicas e trouxeram novas ideias fortes para o álbum”, explica o baterista Rob Hirst. “Isso contribuiu imensamente para o resultado final. Ficamos particularmente comovidos que a família de Gurrumul e a gravadora nos deram essas gravações nunca antes ouvidas dele cantando. Eles são um verdadeiro destaque”.

O vocalista Peter Garrett disse: “Já se passaram 250 anos desde que Cook desembarcou, quando os filhos dos povos aborígines, terras e águas foram levados pela primeira vez. No entanto, os impactos da expropriação original ainda são amplamente sentidos. Precisamos urgentemente aumentar a aposta na Reconciliação em geral e seguir adiante com a The Uluru Statement. Essas músicas são sobre o reconhecimento de que nossa história compartilhada precisa ser resolvida e que, mais do que nunca, como proclama a Statement From The Heart, precisamos caminhar juntos para criar um futuro melhor”.

“A banda sempre gostou de abranger de tudo”, reflete o guitarrista/tecladista Jim Moginie. “Mas este mini-álbum é particularmente diverso. O fio condutor vem do assunto e do espírito colaborativo por trás de cada música”.

O Midnight Oil vai doar sua parte dos rendimentos do ‘The Makarrata Project’ para organizações que buscam apoiar a The Uluru Statement From The Heart. A Sony Music Entertainment Austrália igualará qualquer contribuição do artista.

Após séculos de luta por reconhecimento e justiça, a Declaração de Uluru de 2017 pediu o estabelecimento da ‘First Nations Voice’, consagrada na Constituição australiana e o estabelecimento de uma ‘Makarrata Commission’ para supervisionar a realização de acordos e declaração da verdade entre governos e aborígenes e povos das Ilhas do Estreito de Torres.

Midnight Oil – ‘The Makarrata Project’

1. First Nation (feat. Jessica Mauboy & Tasman Keith)
2. Gadigal Land (feat. Dan Sultan, Joel Davison, Kaleena Briggs & Bunna Lawrie)
3. Change The Date (feat. Gurrumul Yunupingu & Dan Sultan)
4. Terror Australia (feat. Alice Skye)
5. Desert Man, Desert Woman (feat. Frank Yamma)
6. Wind In My Head [Makarrata version] (feat Kev Carmody & Sammy Butcher)
7. Uluru Statement From The Heart (read by Pat Anderson, Stan Grant, Adam Goodes, Ursula Yovich & Troy Cassar-Daley) / Come On Down (feat. Troy Cassar-Daley)

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosMidnight Oil detalha o álbum 'The Makarrata Project' e libera o single...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa resenha! Traz informações não facilmente encontradas na grande mídia. É um excelente álbum, com alma e pegada folk. Infelizmente seguiu-se o falecimento de Bones Hillman, no último dia 07.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades