Notícias

Morre Jim Dunlop, lendário fabricante de acessórios para músicos



O empresário Jim Dunlop, um dos grandes inovadores do mercado da guitarra e instrumentos como um todo, faleceu na última quarta-feira (6). O falecimento foi confirmado por sua família à página American Musical Supply. A causa não foi revelada.

Jim Dunlop foi o fundador da Dunlop Manufacturing, companhia que, desde 1965, trabalha com acessórios para músicos, especialmente guitarristas. Ele chamou a atenção no ramo após ter desenvolvido um capotraste para violões de 12 cordas. A partir de então, deu início à sua empresa na garagem de casa, crescendo rapidamente nos anos seguintes.

Em 1966, a Dunlop Manufacturing começou a produzir o pedal de wah-wah Cry Baby, usado por nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Slash, Zakk Wylde, David Gilmour e Geezer Butler.

Já na década de 1970, a empresa passou a fazer palhetas de nylon, que estão entre as mais usadas no meio. O acessório foi desenvolvido após Jim ler praticamente todas as edições possíveis da revista “Guitar World” que tivessem comentários a respeito de palhetas, com o intuito de entender as características preferidas dos músicos.

Outros acessórios desenvolvidos pela Dunlop são slides, cordas, trastes, straplocks e os modelos de pedal Uni-Vibe phaser e Heil Talk Box.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *