O frontman do Foo Fighters, Dave Grohl, revelou, em entrevista à “GQ” (transcrição via Alternative Nation), qual o seu guitarrista solo favorito. O músico respondeu que é Jimmy Page, do Led Zeppelin, e explicou o motivo.
“Jimmy Page, eu acho, é meu solista favorito. Amo o jeito que ele estava sempre à beira do caos total, mas sabia como colocar cada nota em um espaço que realmente atraía emoção. Quando você assiste a um vídeo como ‘The Song Remains The Same’, ou qualquer gravação ao vivo de 1971 ou 1973, ou 1975, e até mesmo o material anterior, ele está apenas seguindo adiante”, afirmou.
– Ouça a bateria isolada de Dave Grohl no Nirvana, Foo Fighters e QOTSA
Segundo Grohl, é “esse tipo de falta de medo” que ele mais admira nos músicos, em vez de perfeição ou proficiência técnica no instrumento. “Gosto, mesmo, de ver músicos bem à beira de desmoronar. Ele fazia isso da maneira mais bela”, disse.
Outro nome admirado por Dave Grohl é Ry Cooder. “Há um disco instrumental de uma lenda americana chamada Ry Cooder. Ele fez a trilha de um filme chamado ‘Paris, Texas’ nos anos 1980 e a trilha sonora desse filme é meu disco favorito de todos os tempos. Meio que pinta uma paisagem árida de deserto, mas ele faz isso com uma guitarra com slide. É tão simples, emotivo e incrível”, afirmou.