Os irmãos Max e Iggor Cavalera proibiram o uso de suas músicas no novo documentário do Sepultura, intitulado “Sepultura Endurance”. A informação foi reportada pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
Otávio Juliano, que atuou como diretor do documentário, confirmou a restrição em entrevista à “Folha”. Ele disse que não foi possível nem mesmo utilizar registros da formação atual do Sepultura tocando as músicas antigas.
Juliano protestou contra a restrição durante a estreia do documentário, em Los Angeles, no último domingo (21). O diretor afirmou que o volume das músicas que não poderiam ser executadas foi abaixado. Depois, foi explicado para a plateia o motivo.
A Lei de Direitos Autorais diz que o uso direto ou indireto de trabalho artístico depende de autorização prévia e expressa do(s) autor(es) da obra em questão. Os irmãos Cavalera são co-autores das músicas, junto de Andreas Kisser e Paulo Xisto, ainda presentes na formação.
Até o momento, os irmãos Cavalera não falaram sobre a restrição. “Sepultura Endurance” estreia, no Brasil, no dia 14 de junho.
– Veja: 10 curiosidades sobre “Machine Messiah”, o novo disco do Sepultura