Lista: artistas brasileiros que chegaram às paradas dos Estados Unidos

Ao longo das décadas, muitos artistas do exterior figuram nas paradas brasileiras. Mas quantos cantores e músicos nacionais chegaram a ter reconhecimento nos charts de outros países?
A lista a seguir mostra quais artistas brasileiros conquistaram posições nas duas paradas gerais dos Estados Unidos, controladas pela revista Billboard, com as músicas e os discos de maior repercussão em todo o país semanalmente. O ranking considera vendas (de singles e de álbuns) e, no caso de charts de músicas avulsas, execução em rádios também é levada em consideração.
Vale a explicação, antes da lista: Billboard Hot 100 é a mais importante parada de singles e Billboard 200, de discos. Há, ainda, rankings segmentados por estilos que não estão sendo considerados nesse levantamento.
Michel Teló: com o hit “Ai se eu te pego”, o cantor sertanejo chegou à 81ª posição na parada Hot 100, em maio de 2012. A música ficou 12 semanas nos charts dos Estados Unidos, variando entre essa e outras colocações abaixo.
Sepultura: a banda mineira de metal tem várias inserções nas paradas da Billboard. Todas no chart Billboard 200. Veja:
– Em 1991: “Arise”, por quatro semanas. Posição mais alta conquistada no período: 119.
– Em 1993: “Chaos A.D.”, por sete semanas. Posição mais alta conquistada no período: 32.
– Em 1996: “Roots”, por dez semanas. Posição mais alta conquistada no período: 27.
– Em 2001: “Nation”, por uma semana. Posição conquistada: 134.
– Em 2013: “Blood-Rooted” e “Against”, respectivamente por duas e três semanas. Posições mais altas conquistadas nos períodos: 162 e 82, respectivamente.
Sérgio Mendes: o disco “Fool On The Hill”, do músico de bossa nova, chegou à terceira posição na parada Billboard 200, em uma determinada semana de 1969. É a mais alta colocação conquistada por um brasileiro nos Estados Unidos. Antes disso, em 1968, ele atingiu o quinto lugar com “Look Around”. Depois disso, “Confetti” (1984) chegou ao 70° lugar e permaneceu por 22 semanas, “Timeless” (2006) atingiu a 44ª posição e ficou por dez semanas e “Encanto” (2008) conquistou o 60° lugar e permaneceu por oito semanas no ranking. No Hot 100, emplacou “Never Gonna Let You Go” (4°), “Rainbow´s End” (52°), “Olympia” (58°) e “Alibis” (29°) – as quatro na década de 1980. É o artista brasileiro de maior sucesso nos Estados Unidos.
Bebel Gilberto: a cantora chegou ao Billboard 200 em duas ocasiões. Na primeira, em 2007, o álbum “Momento” ficou por uma semana na parada, em 169° lugar. Na segunda, em 2013, o disco “Bebel Gilberto” permaneceu por três semanas no ranking, sendo que a mais alta colocação no período foi a de número 154.
Céu: a cantora de MPB atingiu a 57ª posição da parada Hot 100 da Billboard com seu primeiro disco, “CéU”, em 2005. O trabalho ficou no ranking por sete semanas.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasLista: artistas brasileiros que chegaram às paradas dos Estados Unidos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades