Durante entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian, o baterista Lars Ulrich, do Metallica, falou sobre a eterna comparação entre sua banda e o Iron Maiden.
O vocalista do Maiden, Bruce Dickinson, já comentou em algumas entrevistas sobre a superioridade de sua banda em relação ao Metallica. E na entrevista de Ulrich, o baterista, de forma literal, não negou.
“Não contesto isso. Sempre vou apoiar Bruce Dickinson, seja lá qual bobagem ele disser. Faz parte da brincadeira. Então, beleza Iron Maiden”, disse Lars Ulrich, em tom evidentemente irônico.
A declaração foi motivada especialmente por um recente depoimento de Bruce Dickinson, que disse que não tomaria a mesma atitude que o Metallica, ao entrar como atração principal na edição deste ano do festival alternativo Glastonbury.
Apesar da ironia de Lars Ulrich, é evidente que o Maiden serviu como influência para o Metallica. No anúncio colocado no jornal Recycler, em meados de 1981, para procurar um novo guitarrista, o próprio Ulrich declarou que buscava por um músico “influenciado por Iron Maiden, Motörhead e Budgie”.