Algumas bandas são capazes de agrupar multidões por onde passam. Casos do Avenged Sevenfold e do Metallica, que se apresentaram no Brasil recentemente. A revista Billboard compilou dados sobre os shows que tais bandas fizeram no país no começo deste ano.
Segundo a publicação, o show do Metallica no Estádio do Morumbi, em São Paulo, rendeu cerca de US$ 5,7 milhões em vendas de ingressos. Entre os sete países da tour feita na América do Sul, o Brasil foi o mais rentável, seguido de Argentina (US$ 4,7 milhões) e (US$ 3,8 milhões). Curiosamente, terras tupiniquins contaram com os valores de entrada mais caros também: entre US$ 77 e US$ 257 dólares.
Com exceção do show extra em São Paulo e da apresentação em Curitiba, os dados da turnê brasileira do Avenged Sevenfold também foram apurados. A cidade de maior rentabilidade foi São Paulo, com US$ 569 mil. Informações mais específicas seguem abaixo:
Avenged Sevenfold
São Paulo (SP) – 12/03
Local: Espaço das Américas
Arrecadação: US$ 569.124,00
Público: 7.133 pessoas
Capacidade máxima: 9.600 pessoas
Rio de Janeiro (RJ) – 15/03
Local: HSBC Arena
Arrecadação: US$ 352.954,00
Público: 4.866 pessoas
Capacidade máxima: 7.000 pessoas
Brasília (DF) – 16/03
Local: Ginásio Nilson Nelson
Arrecadação: US$ 184.572,00
Público: 3.516 pessoas
Capacidade máxima: 5.100 pessoas
Porto Alegre (RS) – 22/03
Local: Pepsi On Stage
Arrecadação: US$ 231.884,00
Público: 4.277 pessoas
Capacidade máxima: 4.488 pessoas