...

As duas bandas de metal que tiveram shows cancelados na Turquia por “valores sociais”

Apresentações aconteceriam nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Istambul, e acabaram desmarcadas “devido à ampla reação negativa do público”

Depois das apresentações de Morrissey e Robbie Williams na Turquia terem sido canceladas em outubro, duas bandas de metal também tiveram compromissos suspensos no país. Os shows de Slaughter to Prevail e Behemoth, marcados respectivamente para os dias 10 e 11 de fevereiro, no Zorlu Performing Arts Center, em Istambul, não acontecerão mais. 

Segundo um comunicado oficial emitido pelo governo, as performances foram proibidas “devido à ampla reação negativa do público” e “incompatibilidade com nossos valores sociais”. Conforme o site Metal Injection, o governador Davut Gül justificou que “nenhuma atividade que corrompa a sociedade em Istambul foi permitida até hoje, e também não será permitida no futuro”. 

- Advertisement -

Uma emissora turca chegou a descrever o Slaughter To Prevail como “pregador do satanismo e ladrão da fé dos jovens”. Por sua vez, o Behemoth foi apontado como um grupo que “se opõe descaradamente à religião com suas vestimentas satânicas”. 

Por meio das redes sociais, Alex Terrible, vocalista da primeira banda mencionada, emitiu um pronunciamento a respeito da situação. Em vídeo, o cantor explicou que ele e os colegas não têm qualquer ligação com o satanismo e refletiu: 

“O show na Turquia foi cancelado porque um grupo islâmico pressionou fortemente determinados setores do governo, dizendo que estamos espalhando propaganda satânica, o que é completamente falso. Eu acredito em Deus. Nosso guitarrista, Jack… ele literalmente se apresenta com uma cruz ortodoxa no peito. Mas não podemos fazer nada contra o governo turco, somos convidados aqui. Então, com todo respeito, eu não sei o que fazer. É uma situação muito triste.” 

Por sua vez, o Behemoth declarou em nota:

“Aos nossos fãs em Istambul e Ancara, lamentamos profundamente confirmar o cancelamento dos nossos shows agendados na Turquia. Apesar de termos esgotado todas as possibilidades ao longo do dia e de termos participado de extensas discussões, a decisão das autoridades locais permanece definitiva. Simplesmente não há mais nada que possamos fazer para revertê-la.

Os cancelamentos ocorrem após pressão de grupos religiosos que caracterizaram nossa arte como propaganda satânica e a consideraram inaceitável. Este é mais um exemplo de como a ideologia está sendo usada para suprimir a expressão artística e restringir a liberdade cultural. O Behemoth sempre defendeu a independência criativa e o direito dos artistas de se expressarem sem censura. A música não é uma ameaça, mas silenciá-la deveria preocupar qualquer pessoa que valorize a liberdade de expressão.

Aos que planejaram comparecer, que viajaram e que estavam prontos para compartilhar esta noite conosco, pedimos sinceras desculpas. Lutamos para que esses shows acontecessem e compartilhamos sua frustração e decepção. A Turquia tem alguns dos fãs mais apaixonados e dedicados do mundo e esperamos que chegue o dia em que possamos retornar a Istambul e Ancara e nos apresentar para vocês sem interferências. Até lá, agradecemos o apoio inabalável.”

O próximo show do Slaughter to Prevail acontece nesta quinta-feira (12), em Almaty, cidade no Cazaquistão. Já o Behemoth, que ainda tinha outro compromisso no Jolly Joker Ankara, em Çankaya, na Turquia, retirado do site do local, vai agora para Bangkok, Tailândia, onde sobe ao palco no domingo (15).

Casos de Robbie Williams e Morrissey

Em outubro, Robbie Williams também teve uma apresentação cancelada em Istambul por razões de “segurança pública” após ter sido criticado pelo apoio anterior a Israel. Em comunicado, o artista escreveu:

“As autoridades municipais cancelaram o show, em nome da segurança pública. A última coisa que eu gostaria de fazer é colocar em risco a segurança dos meus fãs – a segurança deles vem em primeiro lugar. Estávamos muito animados para tocar em Istambul pela primeira vez e escolhemos a cidade propositalmente como o último show da turnê ‘Britpop’. Encerrar essa sequência épica de shows diante dos meus fãs turcos era meu sonho, considerando os laços estreitos que minha família tem com este país maravilhoso.”

Pouco mais tarde, as apresentações que Morrissey faria na Turquia — uma em 16 de dezembro, em Istambul, e outra em 18 de dezembro, em Ancara — também foram desmarcadas. A teoria é de que o motivo tenha envolvido antigas falas pró-Israel do cantor, visto que um vídeo de 2012 a respeito do tópico, postado pelo criador de conteúdo turco Son Laik Bükücü, viralizou no país.  

O registro mostrava o ex-vocalista do The Smiths segurando uma bandeira de Israel enquanto canta em Tel Aviv, onde recebeu a “chave da cidade” como honraria. Na legenda, o usuário afirmou:

“O apoiador de Israel e cantor sionista Morrissey fará um show na Volkswagen Arena em 16 de dezembro. Esse show não deveria acontecer enquanto crianças estão morrendo na Palestina. Esse show deve ser cancelado.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasAs duas bandas de metal que tiveram shows cancelados na Turquia por...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades