Ross “The Boss” Friedman, ex-guitarrista do Manowar e The Dictators, publicou um comunicado a respeito de sua saúde. O músico de 72 anos revelou ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível que leva à fraqueza muscular, paralisia, e dificuldades para falar, engolir e respirar.
Segundo informações do Ministério da Saúde, não há cura para o quadro e os medicamentos e tratamentos atuam apenas como paliativos, para ajudar a melhorar a qualidade de vida. Com o tempo, os pacientes perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmos.
Uma nota assinada por representantes e compartilhada pelo site Blabbermouth pontuou:
“Ross ‘The Boss’ Friedman, membro fundador das lendas do punk rock The Dictators e de um dos pilares do heavy metal Manowar, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), comumente conhecida como Doença de Lou Gehrig. O diagnóstico veio após vários meses de sintomas aparentemente não relacionados, que incluíam fraqueza nas mãos e nas pernas. Inicialmente, acreditou-se que uma série de pequenos AVCs fosse a causa, mas mudanças na dieta, nos exercícios e a inclusão de fisioterapia não fizeram nada para desacelerar a progressão da doença ou aumentar sua força.”
O próprio artista revelou que não consegue mais tocar guitarra e agradeceu pelas demonstrações de apoio. Num texto complementar, escreveu:
“É difícil saber o que está por vir, e me destrói não poder tocar guitarra, mas a demonstração de carinho tem sido tão, tão forte. Fiquei absolutamente emocionado com o amor e o apoio da família, dos amigos e dos fãs. Amo todos vocês.”
Sobre Ross “The Boss” Friedman
Ross “The Boss” Friedman ficou conhecido por integrar o Manowar entre 1980 e 1989. Além disso, ganhou destaque nos anos 1970 com o The Dictators, ajudando a moldar o punk.
Ao longo dos anos seguintes, ainda integrou bandas como Death Dealer e Shakin’ Street. Gravou ainda com The Hellacopters, Die Krups, Crystal Viper, Burning Witches, Nanowar of Steel e mais. Também montou um grupo solo, cujo trabalho mais recente, a compilação “Legacy of Blood, Fire & Steel”, saiu em 2023.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
