Morrissey lançou mais um single de seu novo álbum, “Make-up is a Lie”. Chamada “Notre-Dame”, a faixa saiu oficialmente na última sexta-feira (6) e chamou atenção por um detalhe quanto à letra.
A canção passou a ser executada ao vivo pelo ex-vocalista do The Smiths ainda em 2023. Responsável por abordar o incêndio da catedral de Notre-Dame em Paris, na França, em abril de 2019, a composição insinua que a tragédia não foi um acidente.
Originalmente, a canção dizia: “Before investigations/They said, ‘It’s not terrorism’” (em tradução livre: “Antes das investigações / eles disseram: ‘não é terrorismo’”).
Porém, o cantor resolveu mudar o polêmico trecho na versão de estúdio. Nenhuma explicação foi dada a respeito da alteração.
Agora, tal passagem afirma: “Before investigations/They said, ‘There’s nothing to see here’” (em português, “Antes das investigações / eles disseram: ‘não há nada para ver aqui’”). Ouça abaixo:
Laure Beccuau, procuradora-chefe de Paris, havia descartado a hipótese de um crime planejado como o causador do incêndio. Conforme publicado pelo NME, ela destacou em abril de 2024:
“Todas as possibilidades, incluindo a hipótese de uma ação humana na origem desse incêndio, foram exploradas desde o início da investigação. Mas a verdade é que, quanto mais nos aproximamos do local onde o fogo começou e quanto mais resultados das análises retornam, mais peso ganha a teoria de um acidente.”
Morrissey e “Make-up is a Lie”
“Make-up is a Lie” chega no próximo dia 6 de março, por meio da Sire Records, como o 14º álbum de estúdio de Morrissey. Ao todo, o disco contará com 12 músicas.
Além de “Notre-Dame”, a faixa título também já saiu como single. Confira capa e tracklist abaixo:

- You’re Right, It’s Time
- Make-Up Is a Lie
- Notre-Dame
- Amazona
- Headache
- Boulevard
- Zoom Zoom the Little Boy
- The Night Pop Dropped
- Kerching Kerching
- Lester Bangs
- Many Icebergs Ago
- The Monsters of Pig Alley
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
