Alex Van Halen prepara um novo disco de estúdio. Resgatando antigas gravações realizadas ao lado do irmão e saudoso guitarrista Eddie Van Halen, o projeto contará com a colaboração de Steve Lukather, guitarrista do Toto, e de outros músicos ainda não especificados. O problema é que não há nenhum vocalista escalado para o material.
Durante recente entrevista a Gastão Moreira para o Kazagastão, o baterista do Van Halen revelou que convidou Paul Rodgers para o posto. Porém, o cantor do Free e Bad Company “não consegue mais” comprometer-se devido aos problemas de saúde.
Sendo assim, ele e Luke “estão procurando alguém”, “nessa mesma faixa etária” e “que tenha sido exposto às mesmas vivências musicais” para ocupar a vaga. E já há um candidato.
Fred Durst, cantor do Limp Bizkit, soube da novidade por meio das redes sociais e voluntariou-se. Respondendo a uma matéria a respeito do assunto no X/Twitter (via Consequence), o artista escreveu: “Vamos nessa! Estou pronto!”
Fred Durst e Eddie Van Halen
Segundo o livro “Eruption in the Canyon: 212 Days & Nights With the Genius of Eddie Van Halen”, Fred e Eddie chegaram a ter uma curiosa interação no passado. Conforme relatado por Andrew Bennett e compartilhado pela Metal Hammer, o guitarrista fingiu assaltar o Limp Bizkit em uma pegadinha:
“Uma vez, Eddie comprou um veículo de assalto em um leilão militar. Ele dirigiu esse veículo por Los Angeles, entrou em Beverly Hills, estacionou e o deixou ligado no gramado da frente da casa onde o Limp Bizkit estava ensaiando. Ele saiu sem camisa, com o cabelo preso em um coque samurai no topo da cabeça, a calça jeans segurada por um pedaço de corda e coturnos remendados com fita adesiva. E estava com uma arma na mão. Ele ficou no gramado da frente da casa, em plena luz do dia, fumando um cigarro enquanto mantinha a arma apontada para Fred Durst, que ia e voltava da casa até o veículo de assalto, carregando amplificadores e guitarras.”
Revisitando material do guitarrista
Em entrevistas recentes, Alex Van Halen já havia declarado que seu irmão, o saudoso Eddie Van Halen, havia deixado uma série de composições inacabadas e que estava empenhado em concluir tais obras, ainda que sem a presença do guitarrista, com a colaboração de Steve Lukather.
O guitarrista do Toto gravou com Eddie “Beat It”, música de Michael Jackson, e ainda contou com o amigo tocando baixo em seu primeiro álbum solo, “Lukather” (1989). Juntos, também registraram uma faixa (“Joy to the World”) em “Santamental” (2003), disco natalino de Steve.
Em entrevista de março de 2025 ao jornal neerlandês De Telegraf (via Music Radar), Alex compartilhou a informação e definiu Lukather como a melhor pessoa para conduzir o processo. Ele disse:
“Ed e Steve Lukather eram muito bons amigos e frequentemente trabalhavam juntos. Não há ninguém que possa fazer esse processo comigo tão bem quanto ele.”
Por meio das redes sociais, o guitarrista afirmou que não substituirá Eddie nas músicas, nem acrescentará contribuições ao trabalho deixado. Na verdade, apenas atuará como uma espécie de coprodutor, ajudando a revisar o material.
“Para deixar claro: desde que Alex Van Halen mencionou que iríamos trabalhar juntos, acho que houve um grande mal-entendido. Eu jamais tocarei uma única nota de guitarra em uma música do Van Halen! Al me pediu para ajudá-lo a revisar uma grande quantidade de gravações inacabadas dele e de Ed, composições e gravações que nunca vieram a público. Por enquanto, é só isso.
O fato de que alguém sequer pense, por um segundo, que eu tocaria em algo do tipo é ridículo. Tenho amor e respeito demais [pelo trabalho do Ed] e eu não toco como ele. Estou mais envolvido como um coprodutor ou algo assim. Mas me sinto honrado por Al ter me chamado. Vamos ver.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
