...

O hit do Van Halen cujo solo foi cortado pelas rádios, segundo Alex

De acordo com o baterista, na década de 1980, era necessário tirar os solos das músicas para conseguir atenção das emissoras

“Jump” é, sem dúvida, um dos maiores sucessos do Van Halen. Parte do disco “1984”, a canção, que acumula hoje mais de 1 bilhão de reproduções somente no Spotify, ficou marcada pela inconfundível linha de teclado.

Outro destaque da faixa está no solo de guitarra do saudoso Eddie Van Halen. Porém, à época do lançamento, as rádios queriam cortar o momento da canção, segundo Alex Van Halen

- Advertisement -

É comum que estações adotem a medida para encurtar as músicas ou torná-las mais “acessível” para certas audiências. Nem mesmo o Van Halen ficou isento da questão, como explicado pelo baterista durante participação no podcast Metal Sticks – comandado por Nicko McBrain, baterista aposentado do Iron Maiden, e David Frangioni

Conforme transcrição da Metal Hammer, ele disse: 

“Em meados dos anos 1980, para conseguir que uma música tocasse no rádio, ou, pelo menos, as nossas, tínhamos que tirar o solo de guitarra. A versão original de ‘Jump’ que enviamos às emissoras de rádio era, na verdade, um minuto mais longa do que a que acabou sendo transmitida.”

Os solos também eram uma preocupação até para a gravadora. No livro “Brothers”, o baterista revelou que, inicialmente, a ideia de “Eruption” não foi bem aceita:

“Quando você cria, tem a sua própria visão, mas também precisa convencer outras pessoas dessa visão […]. A gravadora não queria saber de ‘Eruption’. Eles pensavam: como as pessoas vão dançar ao som de um solo de guitarra? Como isso vai tocar no rádio?”

Ao longo dos anos, outras bandas também se queixaram de solos removidos. Um exemplo conhecido é o Guns N’ Roses com “Sweet Child O’ Mine”. Em entrevista à Rolling Stone em 1989, o vocalista Axl Rose comentou (via Far Out Magazine):

“Eu odeio a edição de ‘Sweet Child O’ Mine’. As rádios diziam: ‘bom, os vocais não foram cortados’. Minha parte favorita da música é o solo lento do Slash; para mim, é o trecho mais pesado. Não há motivo para ele ser eliminado, a não ser criar mais espaço para comerciais, para que os donos das emissoras ganhem mais dinheiro com publicidade.”

Van Halen e “Jump”

“Jump” é a única música de toda a carreira do Van Halen a ter alcançado o número 1 do Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos – feito repetido no Canadá. Ainda foi Top 10 na Austrália, Áustria, França, Irlanda, Suíça e Reino Unido, entre outros.

A famosa linha que abre a faixa foi registrada em um sintetizador Oberheim OB-Xa. Daryl Hall, da dupla Hall & Oates, já declarou que Eddie Van Halen admitiu a ele ter se inspirado em “Kiss on the List”, sucesso de sua autoria.

Sexto trabalho de inéditas do grupo, “1984” chegou ao número 2 na Billboard 200, tendo vendido mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. É um dos dois discos da banda a ter alcançado a premiação de diamante, com o outro sendo o álbum de estreia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO hit do Van Halen cujo solo foi cortado pelas rádios, segundo...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades