Enfrentando problemas de saúde, Phil Collins está afastado dos holofotes há anos. Após o término da turnê “The Last Domino?” com o Genesis em março de 2022, o músico resolveu não só abandonar os palcos, como também as gravações e aparições públicas.
Tudo começou após uma lesão sofrida em 2007, que provocou o deslocamento de uma vértebra no pescoço. Depois da cirurgia para corrigir o problema, o artista perdeu a sensibilidade nos dedos. De acordo com seu filho Nic Collins, ele também ficou sem sensibilidade em um dos pés, o que afetou sua locomoção e o levou a cantar sentado em seus últimos shows.
Em uma recente e rara entrevista à BBC, que será exibida na íntegra na segunda-feira (26), o cantor de 74 anos atualizou o público sobre seu estado e revelou que conta com uma enfermeira em tempo integral em casa. Conforme transcrição da Far Out Magazine, ele explicou:
“Tenho uma enfermeira que mora comigo 24 horas por dia para garantir que eu tome os medicamentos como deveria.”
Collins relatou ter enfrentado outras condições nos últimos anos. Além de diversas cirurgias no joelho, o músico lidou com complicações renais e chegou a contrair covid-19 durante uma internação:
“Tive problemas no joelho e passei por tudo o que podia dar errado comigo. Peguei covid no hospital, meus rins começaram a falhar, sabe… tudo o que podia começar a dar errado pareceu acontecer ao mesmo tempo. Passei por cinco cirurgias no joelho até agora. Consigo andar, ainda que com ajuda de muletas ou algo do tipo. Eu provavelmente bebia demais, então meus rins ficaram comprometidos.”
O artista ainda contrariou a própria declaração concedida à revista Mojo no ano passado e instigou a possibilidade de lançar novas músicas. Suas metas incluem “voltar a ser totalmente móvel e saudável” e “entrar no estúdio”, como destacado:
“O que vem pela frente para mim, além de voltar a ser totalmente móvel e saudável, é entrar no estúdio, dar uma mexida nas coisas e ver se ainda há mais música. Tenho algumas ideias pela metade ou que nunca foram concluídas, e também algumas coisas que estão prontas que eu gosto. Então, quem sabe…”
Phil Collins atualmente
Em entrevista de março de 2023 ao programa BBC Breakfast (transcrição via The Independent), Mike Rutherford contou que Phil Collins quase não se mexia mais. Ele afirmou:
“Como você sabe, Phil está um tanto… ele está muito mais imóvel agora do que costumava ser, o que é triste, mas na turnê ele estava de bom humor. Ele está bem agora, em casa, aproveitando a vida. Ele trabalhou tão duro pelos anos. Acho que ele está aproveitando o tempo em casa.”
Por meio das redes sociais em agosto de 2024, o produtor e empresário Simon Napier-Bell contou que visitou Phil Collins à época. O intuito era conversar sobre o tradicional local de música ao vivo Marquee Club, em Londres, na Inglaterra, para um documentário, mas o profissional acabou descobrindo que o artista reformou o estúdio que tem em casa. Ele escreveu:
“Ontem filmamos Phil Collins na casa dele perto de Lake Geneva. Ele estava em forma, cheio de histórias fantásticas, muito divertido. E ele acabou de renovar o seu estúdio. Com certeza, daqui a pouco vamos ouvir música nova.”
Para o documentário “Phil Collins: Drummer First”, gravado em outubro de 2022 e disponibilizado em dezembro de 2024, o músico revelou a sensação de dever cumprido diante da saúde debilitada. Conforme transcrição do NME, disse:
“Ainda estou meio que afundando. Passei a vida inteira tocando bateria. De repente, não conseguir mais fazer isso é um choque. Se eu não puder fazer o que eu fazia tão bem quanto eu fazia, prefiro descansar e não fazer nada. Se eu acordar um dia e conseguir segurar um par de baquetas, então vou tentar. Mas sinto que já fiz tudo que já tinha que fazer.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
