John Paul Jones está leiloando parte de seus equipamentos de estúdio. No último mês de dezembro, a Soundgas — empresa britânica especializada em instrumentos musicais vintage — colocou à venda peças que pertenceram ao baixista e tecladista do Led Zeppelin, com lances abertos até o dia 18 de janeiro.
Segundo a companhia (via Classic Rock), “John continua muito ativo musicalmente, compondo, gravando e se apresentando, mas já não precisa de tantos equipamentos de estúdio”. Por isso, “acredita que esses equipamentos devem estar nas mãos de pessoas que realmente lhes deem bom uso”.
Ao todo são 52 itens listados no site da organização, que, conforme destacado, “não têm qualquer ligação com o Led Zeppelin e pertencem ao estúdio particular de John”. Esse é apenas o primeiro leilão de uma série, que deve ter mais informações divulgadas em breve.
Entre os destaques, está um amplificador Thunderbass, fabricado pela Guild e usado pelo músico no Them Crooked Vultures. O aparelho estava na casa de Dave Grohl, líder do Foo Fighters e baterista do projeto, e acabou emprestado para outra pessoa, que o devolveu com os alto-falantes queimados.
Também há raridades para colecionadores, como um sintetizador Moog Model 15, adquirido pelo artista no fim da década de 1970, e um EMS Synthi Hi-Fli, um processador de efeitos para guitarra do qual foram fabricadas apenas 350 unidades. A lista completa pode ser conferida aqui.
Veja imagens abaixo:
Parte do acervo já foi comercializada. Até o momento, o maior valor registrado foi justamente o do Moog Model 15, arrematado por £ 21 mil — cerca de R$ 153 mil, na cotação atual.
Sobre John Paul Jones
Nascido em Sidcup, Inglaterra, John Richard Baldwin aprendeu piano com seu pai, Joe Baldwin, que atuou com grandes orquestras nos anos 1940 e 1950. Aos 14 anos já era organista e condutor do coral da igreja.
A seguir, passou a tocar em bandas de jazz e música pop, usando o baixo na maior parte das ocasiões. Fez nome e gravou como músico de estúdio com artistas como Rolling Stones, Jeff Beck, Cat Stevens, The Yardbirds e Rod Stewart, entre outros.
A consagração viria após o convite de Jimmy Page para integrar o The New Yardbirds, posteriormente conhecido como Led Zeppelin. Foi parte fundamental como baixista e tecladista, colaborando decisivamente para os arranjos dos maiores clássicos da banda.Além de discos solo, integrou o Them Crooked Vultures, power trio que trazia Josh Homme (Kyuss, Queens Of The Stone Age) na guitarra e vocais, além de Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters) na bateria. Seu currículo ainda inclui colaborações com Heart, REM, Paul McCartney, Butthole Surfers, Ben E. King e Brian Eno.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
