Apesar de estar em um hiato, o Angra realizará uma apresentação especial em 26 de abril, segundo dia do festival Bangers Open Air, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Além de marcar a despedida do vocalista Fabio Lione e o possível início de uma fase com Alírio Netto, a performance contará com a participação dos ex-integrantes Edu Falaschi, Aquiles Priester e Kiko Loureiro.
Sendo assim, o público encarou o compromisso como uma celebração ao álbum “Rebirth” (2001) e questionou a ausência de Fabio Laguna, tecladista de apoio que tocou com o grupo entre 2001 e 2007. Diante das dúvidas surgidas, Rafael Bittencourt resolveu mencionar o assunto durante um vídeo de perguntas e respostas publicados no Canal Amplifica.
De acordo com o guitarrista e líder, Laguna não recebeu um convite para tocar no show em questão porque nunca fez parte oficialmente da banda. Conforme transcrição do Whiplash, o músico explicou:
“Fabio Laguna não fez parte da história do álbum coisa alguma. Não é verdade. Ele fez parte de uma época dos shows. Ele nunca foi da banda, nunca foi considerado da banda. Assim como Leck Filho, Fabio Ribeiro e vários outros tecladistas que tocaram e dividiram o palco conosco. O Fabio Laguna era um tecladista convidado. Assim como o Guga Machado fez shows conosco na percussão, assim como o Dedé Reis.”
Rafael entende que os fãs “criaram um laço” com o tecladista, mas não vê sentido em trazê-lo de volta. Mencionando que os dois não tem mais qualquer proximidade, concluiu:
“Acho que muitos fãs criaram um laço com ele. Pessoalmente, nós nos afastamos bastante. Hoje eu não vejo sentido em trazê-lo de volta para a banda.”
Fabio Laguna e a relação com a banda
O próprio Fabio Laguna já ressaltou tal aspecto da relação com Angra. Ao site Metal Morfose em 2008, disse:
“Era apenas um músico de apoio. Com a exceção do Angra, em todas as 60 bandas aproximadamente com as quais toquei na minha vida, sempre colaborei efetivamente nas composições, na direção, etc […]. O trabalho com o Angra foi maravilhoso, mas era só isso, um trabalho.”
Ao longo dos anos, Laguna também ficou conhecido como integrante do Hangar, liderado por Priester, e pela parceria com Falaschi. No último mês de dezembro, disponibilizou seu primeiro livro “Metal Sobre Rodas – Aventuras entre o Heavy Metal e o pedivela”, que nasceu de um diário escrito durante uma turnê realizada em 2024 na qual pedalou 650 quilômetros.
Angra no Bangers Open Air 2026
O show de reunião com Edu Falaschi, Aquiles Priester e Kiko Loureiro acontece em 26 de abril, segundo dia do Bangers Open Air 2026. Conforme press-release oficial, o modelo da apresentação será o seguinte:
“Este espetáculo será apresentado em três atos que celebram diferentes fases da história do Angra. No primeiro ato teremos a formação atual, com Rafael Bittencourt, Felipe Andreoli, Marcelo Barbosa, Bruno Valverde e Alírio Netto, com a participação de Fabio Lione. No segundo ato contaremos com a formação ‘Rebirth’, com por Kiko Loureiro, Edu Falaschi e Aquiles Priester. No terceiro ato todos estarão juntos no palco em uma grande celebração do legado da banda, que em 2026 completa 35 anos.”
Por sua vez, o Angra também está confirmado no festival Porão do Rock, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A apresentação terá participação de Loureiro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
