Após mais de quatro décadas de carreira, o Megadeth resolveu encerrar as atividades. Em agosto do ano passado, a banda comunicou a decisão ao público, atribuída por Dave Mustaine a problemas de saúde.
Desde então, o vocalista e guitarrista de 64 anos vem detalhando as limitações físicas que tem enfrentado. Durante uma entrevista recente à Spin, o líder enumerou todas as condições.
Segundo o cantor, o primeiro sinal de alerta veio enquanto o grupo trabalhava em seu último álbum de estúdio, homônimo, que sairá nesta sexta-feira (23) — leia resenha aqui. Com o acúmulo de funções, o músico percebeu que precisava diminuir o ritmo:
“Estávamos trabalhando em estúdio. Quando finalizamos as partes de bateria e baixo, o verdadeiro trabalho começou a se acumular, concentrando-se principalmente em mim: faltavam tanto a base rítmica quanto os solos acústicos, além da sobreposição de camadas de guitarras — com o Teemu (Mäntysaari, guitarrista) fazendo o mesmo —, vocais, composição de todas as letras e a finalização de tudo. Estávamos por volta da metade do disco quando eu disse à minha equipe de gestão: ‘não sei por quanto tempo mais consigo fazer isso’, porque minhas mãos estavam muito desgastadas”
Basicamente Mustaine lida com as seguintes questões:
- artrite nos dedos;
- Contratura de Dupuytren na mão esquerda (quando as fibras musculares ficam “travadas”);
- paralisia do nervo radial (que causa fraqueza ou incapacidade de levantar o punho e os dedos) do lado esquerdo;
- problemas no ombro devido ao peso da guitarra.
Ele explicou:
“Tenho uma contratura na mão esquerda. Tenho artrite nos dedos. Sofri a chamada ‘paralisia do sábado à noite’ no lado esquerdo depois de adormecer sobre o braço. Meu dedo mínimo está dormente e o anelar também está dormente em um dos lados. Então, hoje trabalho como um velho carro todo surrado em comparação com quando comecei, cheio de energia. Por isso, sempre disse que, quando chegasse o momento em que eu não pudesse mais tocar no meu melhor nível, eu encararia a aposentadoria e tomaria a decisão correta em nome do nosso legado.”
Em outro trecho do bate-papo, ele complementou:
“Quebrei o pescoço por causa de uma lesão causada por um quiroprático e precisei fazer uma artrodese. Por isso, tenho problemas no ombro esquerdo devido ao uso de guitarra por 51 anos. Isso me causou a ‘síndrome do ombro de guitarrista’ e a paralisia do braço esquerdo. Passei por momentos muito difíceis. Fui muito transparente com os fãs e compartilhei tudo para não simplesmente dizer: ‘ah, vou parar’. Ou, pior ainda, subir ao palco e tocar mal.”
De acordo com o site da médica Renata Paulos, a contratura provoca alterações no tecido da palma da mão e nos dedos, fazendo com que fiquem progressivamente dobrados – e, com o tempo, impossibilita o paciente de “esticá-los” completamente. Ao canal MariskalRockTV, Mustaine havia relatado:
“Tem uma linha na minha mão que está se sobressaindo. Isso se chama Contratura de Dupuytren e vai fazer meu dedo médio ficar dobrado, o que já começou a acontecer, porque ele já está meio retraído. Olhando para as pontas dos meus dedos, dá para ver que estão com uma artrite severa. Então, todos esses caroços tornam muito doloroso tocar.”
Megadeth e a turnê de despedida
O Megadeth está prestes a começar sua turnê de despedida, intitulada “This Was Our Life”. Ainda assim, a banda não está com tanta pressa para dizer adeus aos palcos, segundo o próprio Dave Mustaine.
Em entrevista à Kerrang!, o frontman do grupo falou sobre a duração pretendida para o giro. De acordo com o músico, a excursão vai durar bastante, a ponto de provavelmente abraçar uma data que o frontman não quer ver chegar: seu aniversário de 70 anos, em 2031.
Ele disse:
“Estamos falando sobre facilmente estar em turnê por mais três a cinco anos. E se vamos fazer isso por tanto tempo, então, m#rda, vou estar olhando para um aniversário que nem quero pensar a respeito.”
A “This Was Our Life” passará pelo Brasil, com show único no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 2 de maio. Os ingressos estão esgotados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
