O baterista Alex Van Halen confirmou, ainda em 2024, que trabalhava em antigas gravações dele e do irmão, o saudoso Eddie Van Halen. Como já havia declarado há tempos, o músico conta a colaboração de Steve Lukather, guitarrista do Toto, na empreitada.
De modo breve, o assunto foi retomado em nova declaração, agora ao podcast Metal Sticks, apresentado por Nicko McBrain, baterista afastado do Iron Maiden. Há outras pessoas envolvidas no projeto, não nomeadas pelo baterista do Van Halen. Nesta nova fala, ele também não cita Eddie.
Conforme transcrição do Blabbermouth, ele disse:
“Estou me preparando para fazer esse disco com Lukather e mais algumas pessoas. Vai ser animador.”
Desde a morte de Eddie, em 2020, Alex Van Halen tem vivido de forma reclusa. O baterista preparou dois livros desde então: “Brothers”, focado na sua relação com o irmão desde a infância, e “Van Halen”, sobre a banda. Ambos se encerram em 1984, quando o vocalista David Lee Roth deixou o grupo. A segunda obra ainda não foi disponibilizada.
Revisitando Eddie Van Halen
Em entrevistas recentes, Alex Van Halen declarou que seu irmão, o saudoso Eddie Van Halen, havia deixado uma série de composições inacabadas. Agora, o baterista parece empenhado em concluir tais obras, ainda que sem a presença do guitarrista.
O trabalho de coprodução ficará aos cuidados de outro músico muito talentoso e próximo dos irmãos: Steve Lukather. O guitarrista do Toto gravou com Eddie “Beat It”, música de Michael Jackson, e ainda contou com o amigo tocando baixo em seu primeiro álbum solo, “Lukather” (1989). Juntos, também registraram uma faixa (“Joy to the World”) em “Santamental” (2003), disco natalino de Steve.
Em entrevista de março de 2025 ao jornal neerlandês De Telegraf (via Music Radar), Alex Van Halen compartilhou a informação e definiu Lukather como a melhor pessoa para conduzir o processo. Ele disse:
“Ed e Steve Lukather eram muito bons amigos e frequentemente trabalhavam juntos. Não há ninguém que possa fazer esse processo comigo tão bem quanto ele.”
Anteriormente, ao Talk is Jericho (via Rolling Stone Brasil), Alex já havia adiantado a existência de “três ou quatro discos, se não mais” de material inédito. Na opinião dele, o material é de ótima qualidade.
“Havia algumas coisas boas ali, que meio que passam batidas até até você revisitar dizendo: ‘uau, eu esqueci disso, isso é f#da’. Em todo caso, isso leva tempo. E eu quero fazer direito.”
Não é Van Halen
Procurado pelo De Telegraf, Steve Lukather confirmou a intenção do baterista e o envolvimento no projeto. Ele comentou:
“Alex disse isso? Ah, nesse caso a notícia é verdadeira. Ed, Alex e eu fomos muito próximos por anos. É verdade que trabalhamos juntos nisso.”
No entanto, por meio das redes sociais, o artista afirmou que não substituirá Eddie nas músicas, nem acrescentará contribuições ao trabalho deixado. Na verdade, apenas atuará como uma espécie de coprodutor, ajudando a revisar o material.
“Para deixar claro: desde que Alex Van Halen mencionou que iríamos trabalhar juntos, acho que houve um grande mal-entendido. Eu jamais tocarei uma única nota de guitarra em uma música do Van Halen! Al me pediu para ajudá-lo a revisar uma grande quantidade de gravações inacabadas dele e de Ed, composições e gravações que nunca vieram a público. Por enquanto, é só isso.
O fato de que alguém sequer pense, por um segundo, que eu tocaria em algo do tipo é ridículo. Tenho amor e respeito demais [pelo trabalho do Ed] e eu não toco como ele. Estou mais envolvido como um coprodutor ou algo assim. Mas me sinto honrado por Al ter me chamado. Vamos ver.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
