...

Como a Retrospectiva Spotify calculou sua idade musical

Divulgado na última quarta-feira (3), o Wrapped 2025 trouxe a novidade aos usuários, que se surpreenderam com os resultados

A tradicional Retrospectiva Spotify foi divulgada na última quarta-feira (3). Em relação às edições anteriores, o Wrapped 2025 apresentou novidades ao público.

Além de mostrar as músicas e artistas mais ouvidos, assim como a quantidade de minutos passados na plataforma, a iniciativa também idealizou para cada usuário uma idade musical de acordo com os hábitos de consumo. “Idade é apenas um número. Então, não leve isso para o lado pessoal”, explicou a própria companhia em tom de brincadeira. 

- Advertisement -

Os perfis receberam resultados distintos: houve quem ganhasse 16 anos, enquanto outros chegaram a 87. Mas como foi feito esse cálculo?

Marc Hazan, vice-presidente de marketing do Spotify, explicou à Rolling Stone em detalhes. Segundo o profissional, o streaming: 

  • analisou as datas de lançamento de todas as faixas que cada usuário ouviu neste ano;
  • procurou qual período de 5 anos (por exemplo: 2010–2014 ou 1995–1999) foi o mais presente nas audições do usuário em relação a outros ouvintes da mesma idade;
  • e, por fim, levantou a hipótese de qual seria essa idade caso o usuário estivesse no final da adolescência ou entrando na vida adulta quando as músicas foram lançadas.

A empresa utilizou como base o conceito de “pico de reminiscência”. Basicamente, o termo é utilizado para nomear a tendência que as pessoas têm de se apegar às músicas lançadas durante sua juventude – período entre 15 e 30 anos, aproximadamente.

Sendo assim, quem obteve 27 anos como idade musical, por exemplo, “estava “curtindo músicas do início dos anos 2010”. Já quem recebeu 68, “estava curtindo músicas do início dos anos 1970”. 

Idade musical

A respeito da brincadeira, Hazan declarou:

“O que inspirou a ideia da Idade Musical foi o fato de que usuários da Geração Z e da Geração Alfa têm mais tendência a ouvir músicas de diferentes gêneros e décadas do que usuários anteriores. Então pensamos que seria divertido ‘envelhecer’ os ouvintes apenas com base no gosto musical.”

Retrospectiva Spotify 2025

Para acessar a sua Retrospectiva Spotify 2025, clique em spotify.com/wrapped no celular. Só é possível conferir via dispositivos móveis.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasComo a Retrospectiva Spotify calculou sua idade musical
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades