...

O maior deus do rock para Nita Strauss

Guitarrista de Alice Cooper também contou como largou a ginástica para se dedicar ao instrumento

Nita Strauss, que atualmente integra a banda de Alice Cooper, tem sido uma inspiração para uma geração mais nova de guitarristas, mas ela revelou que, assim como todo mundo, tem seu “deus do rock”, que também trabalha nas seis cordas, como não poderia deixar de ser.

Em entrevista para a BBC Radio (via Ultimate Guitar), enquanto ainda divulgava seu álbum solo mais recente, “The Call of the Void” (2023), Strauss revelou que sua maior inspiração na guitarra é Steve Vai. A artista ressaltou as qualidades que identifica na música do veterano:

- Advertisement -

“Steve Vai tem sido meu guitarrista favorito desde que eu comecei a tocar guitarra e sempre foi minha maior inspiração, não só por causa de sua técnica, mas a alegria e a paixão em seu modo de tocar. Isso é algo que eu tento emular na minha própria forma de tocar todo dia, e eu acho que todos os guitarristas podem se beneficiar disso também. Então, Steve Vai, você é o meu deus do rock.”

Assim como muitos, Nita afirma que tomou contato com o trabalho de Vai ao assisti-lo no papel de Jack Butler, o guitarrista favorito do Diabo em pessoa, no filme “A Encruzilhada” (“Crossroads”, 1986). O impacto da obra foi o pontapé inicial para uma mudança total na vida da musicista.

Morre uma ginasta, nasce uma guitarrista

Nita Strauss contou que tomou a decisão de se dedicar totalmente à guitarra depois de assistir ao filme com Steve Vai. Naquele momento, a artista se dedicava à ginástica — e era muito boa no que fazia até então.

Nas palavras da própria:

“Quando eu vi aquele filme, eu gostava muito de ginástica. Eu era reserva na equipe olímpica júnior – isso é o quão a sério eu levava a ginástica. No dia seguinte depois de assistir aquilo, eu fui até o ginásio em que eu ia quando criança. Digamos que o treino começava às 17h. Eu entrei, provavelmente 17h10, 17h15. Meu treinador olhou para mim tipo (batendo no pulso, indicando o atraso) e eu disse: ‘Eu sei. Sim, sim, eu sei’. E eu peguei minhas coisas do armário e saí, e nunca mais voltei. Tudo o que eu fiz daquele momento em diante foi tocar guitarra.”

Esse foi o início de uma verdadeira obsessão da jovem Nita pela guitarra, algo que certamente trouxe resultado no futuro. A artista relembrou:

“Eu nunca nem pensei em fazer qualquer outra coisa. Eu amava isso. Eu era a criança que praticava todas as horas do dia. Você não podia tirar a guitarra das minhas mãos. Na mesa do jantar, debaixo da coberta com as luzes apagadas depois da hora de dormir, eu sempre estava tocando. Levava a guitarra para a escola, praticava no almoço… eu não comecei sendo boa nesse instrumento. Todo mundo começa exatamente no mesmo nível, e isso é algo que eu amo sobre a música. Ninguém pode fazer suas flexões por você. Ninguém pode praticar por você. Ninguém pode passar aquelas horas de escalas por você. Ninguém começa melhor do que ninguém.”

Sobre Nita Strauss

Nita Strauss começou a carreira na banda Lia-Fail, que também contava com a campeã mundial de boxe Mikaela Mayer. Posteriormente, passou a integrar ao mesmo tempo a Femme Fatale e a The Iron Maidens. Entrou para a banda de Alice Cooper em 2014, na vaga de Orianthi, e saiu em 2022, quando começou a trabalhar com Demi Lovato.

Lançou o primeiro álbum solo “Controlled Chaos” em 2018. No mesmo ano se tornou a primeira mulher a ter uma guitarra signature fabricada pela conceituada Ibanez. Também participou de discos de Jamie Christopherson, Critical Hit, Docker’s Guild, FB1964, Metal Allegiance, Kane Roberts e We Start Wars, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO maior deus do rock para Nita Strauss
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades