Daron Malakian tem deixado claro os seus posicionamentos políticos. Ainda em setembro, o guitarrista e vocalista do System of a Down publicou nas redes sociais que não era “nem da extrema direita nem da extrema esquerda” e, sim, do “extremo centro”. Agora, ele voltou a falar sobre o assunto.
Por meio do Instagram, ao divulgar o visualizer da faixa “Your Lives Burn”, de sua banda Scars on Broadway, o músico escreveu (via TMDQA):
“Estou de saco cheio da esquerda e estou de saco cheio da direita! Podem me cancelar, não tô nem aí…”
A frase faz referência à letra da própria canção, na qual o artista diz: “Well I’m sick of the left and I’m sick of the right/ Clickbait causes the cage fights/ Political bias has run amok/ Cancel me I don’t give a fuck” (em tradução livre, “Bem, estou de saco cheio da esquerda e estou de saco cheio da direita / Clickbait causa brigas selvagens/ O viés político saiu do controle / Podem me cancelar, eu não tô nem aí”.)
As críticas logo começaram na seção de comentários, sobretudo pelo SOAD tratar de questões progressistas. O trecho “we can’t afford to be neutral on a moving train” (em tradução livre, “não podemos nos dar ao luxo de sermos neutros em um trem em movimento”), da canção “Deer Dance”, foi mencionado, entre outros tópicos.
Ciente das mensagens negativas, Daron resolveu respondê-las. Primeiro, em declaração geral, escreveu:
“Todos esses anos vocês souberam por que eu estava de saco cheio da direita. Agora, vendo esses comentários, dá para entender por que estou de saco cheio da esquerda também.”

Então, acrescentou em discussão com fã:
“Mostrar meu dedo do meio para os dois lados não é dar de ombros. Na verdade, é o oposto do que o sistema quer que façamos. Eles querem que vocês se odeiem para não prestarem atenção neles. Eu não caio nessa.”

Anteriormente, Daron havia afirmado que concorda com pensamentos de ambos os lados, ao mesmo tempo em que cultiva as próprias crenças. Em suas palavras:
“Há coisas com as quais concordo com a esquerda e outras com a direita. E tenho minhas próprias crenças, que não se alinham nem à esquerda nem à direita. Se alguém politicamente de esquerda fosse baleado na cabeça, eu ainda diria: ‘f#d@-se a violência política’. Em um país livre, todos deveríamos poder nos expressar sem medo. Estamos sendo divididos. Tudo isso é planejado. Estou cansado dessa divisão. Dizer que sou de extremo centro é um ‘vai se f#d*r’ para ambos os extremos e para os poderes que estão dividindo nossa sociedade.”
As opiniões políticas de Daron Malakian
Por mais que as falas recentes tenham surpreendido uma parcela do público, Daron Malakian já havia revelado seus pensamentos políticos. Ainda em 2021, opinou que “armas são ferramentas essenciais para a autodefesa” e, em janeiro de 2023, na seção de comentários de postagem do Instagram, revelou odiar ambos os lados:
“Eu não sou de esquerda ou de direita. Eu não sigo a opinião de um grupo. O System of a Down é uma banda, não um culto. Pense individualmente. F#d@-se a esquerda e a direita.”
Em entrevista à NME em julho, também colocou a si próprio como centrista. Exemplificando a questão justamente com a mencionada música de sua banda solo Scars on Broadway, o músico argumentou:
“Sou centrista. Não faço parte de nenhum time. Acho que os dois lados fazem coisas ridículas. Há coisas com as quais concordo em ambos os lados. A música ‘Your Lives Burn’ é minha forma de comentar sobre como os lados nos dividem e nos mantêm ocupados. Nos EUA, temos pessoas que acreditam no direito às armas e pessoas que não acreditam. Pessoas que acreditam no aborto e pessoas que não acreditam. Pessoas que defendem os direitos trans e pessoas que não defendem. E ambos os lados estão causando esses problemas, colocando-os em nossa sociedade e nos fazendo brigar por eles. E quando digo ‘eles’, me refiro ao governo ou aos que estão no poder, oligarcas, seja lá como você queira chamá-los. A verdade é que todas essas pessoas que estão brigando entre si deveriam se virar e enfrentar o governo, e começar a atacá-los.”
Quer receber novidades sobre música direto em seu WhatsApp? Clique aqui!
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
