Um novo boletim publicado nesta segunda-feira (22) atualiza o quadro de saúde de Clemente Nascimento. O músico do Inocentes e Plebe Rude segue internado no CTI da Santa Casa de Campo Grande, após uma delicada cirurgia realizada em 12 de dezembro. Ele passou mal no dia anterior, quando realizaria um show na capital do Mato Grosso do Sul.
O comunicado, divulgado nas páginas online do artista e de suas duas bandas, revela o problema de saúde que o acometeu. Embora veículos tenham noticiado a ocorrência de um infarto, Clemente, na verdade, sofreu uma dissecção da aorta tipos A e B.
Trata-se de um rasgo na camada mais interna da aorta, o maior vaso sanguíneo do corpo. Em 2021, o guitarrista Richie Faulkner, do Judas Priest, teve o mesmo problema, considerado grave e necessitando de atendimento médico imediato para ser solucionado.
Leia, a seguir, a íntegra do boletim:
“Informamos que Clemente segue internado no CTI da Santa Casa de Campo Grande, recuperando-se da cirurgia realizada no dia 12/12/2025. Apesar de alguns veículos terem noticiado que Clemente teve um infarto, na verdade seu quadro foi muito mais delicado. Ele sofreu uma dissecção da aorta (tipos A e B), uma espécie de rasgo que pode levar rapidamente à ruptura da artéria e, consequentemente, ao óbito.
Uma das principais causas da dissecção aórtica é a hipertensão, doença que Clemente havia começado a investigar recentemente, já que há histórico familiar. Segundo a equipe médica, grande parte dos pacientes que sofrem esse tipo de enfermidade sequer consegue chegar ao hospital a tempo, e muitos não sobrevivem à cirurgia. Não é exagero afirmar que Clemente renasceu!
Ele segue se recuperando bem e, devido à gravidade do quadro, permanece internado até que possa ser liberado com segurança. Clemente sabe de todo o carinho que está recebendo e agradece muito por todas as vibrações positivas e votos de recuperação!”
Hoje com 62 anos, Clemente já havia enfrentado outro problema grave de saúde nos últimos tempos. Em janeiro de 2023, ele revelou ter sido submetido a uma cirurgia para tratamento de um câncer na próstata.
Sobre Clemente Tadeu Nascimento
Clemente Tadeu Nascimento nasceu em São Paulo em 12 de maio de 1963. Além da música, fez carreira como produtor, apresentador e DJ.
Iniciou sua trajetória artística em 1978, como baixista da banda Restos do Nada. Participou ainda da N.A.I. (Nós Acorrentados do Inferno, que passou a se chamar Condutores de Cadáver) até que, em 1981, fundou o Inocentes, do qual seguiu como membro.
Desde 2004, Nascimento é membro da Plebe Rude. Gravou os álbuns de estúdio “R ao Contrário” (2006), “Nação Daltônica” (2014) e os dois volumes de “Evolução” (2019 e 2023). Também trabalhou em carreira solo e formou o duo Jack & Fancy com Sandra Coutinho.
Paralelamente à música, atuou como diretor artístico do programa “Musikaos” na TV Cultura, foi diretor artístico da produtora Showlivre, apresentou o programa “Estúdio Showlivre” e participou do canal Kazagastão, com o jornalista Gastão Moreira, no YouTube. Também conduz a atração “Filhos da Pátria” na rádio Kiss FM.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
