Roger Waters é um grande admirador de artistas como Leonard Cohen, Neil Young, John Lennon e Bob Dylan. Ao mesmo tempo, porém, o eterno integrante do Pink Floyd não esconde o desapreço por certos grupos e cantores — que vão desde AC/DC e Van Halen até nomes mais atuais como The Weeknd. Uma banda prog em específico é um exemplo claro para o músico da tentativa de fazer arte para apenas conseguir prestígio.
Durante uma entrevista em 2008 ao Rocky Mountain News, Waters mencionou o Emerson, Lake & Palmer como uma “banda montada para vender discos”. Ao seu ver, as músicas do trio não mostravam profundidade e tinham o objetivo de apenas ganhar espaço na cena pop.
Como compartilhado pelo site Far Out Magazine, o baixista opinou:
“Eles não eram profundos… era uma banda montada para vender discos. Não vinha de uma crença verdadeira na vida humana, era mais sobre querer fazer sucesso na cena pop dos anos 70.”
Phil Collins também não é fã
Phil Collins também não era um grande fã do Emerson, Lake & Palmer. Novamente em entrevista resgatada pelo site Far Out Magazine, o integrante do Genesis explicou que os músicos “não o agradavam” pelos seguintes motivos:
“Não são para mim, musicalmente falando. Não gosto de ELP. Não gosto deles como pessoas. Keith Emerson é legal e já falou coisas boas sobre nós. Mas não gosto de Carl Palmer. Nem de seu estilo de tocar. Não curto o que eles fazem. É neurótico demais para o meu gosto, além de ser muito focado em um estilo. Prefiro algo como a Mahavishnu Orchestra, que é feito com mais bom gosto. Para ser justo, não ouvi tanto ELP. Mas do que eu ouvi e vi nos bastidores, simplesmente não gostei. Não tenho qualquer dúvida de que são excelentes músicos, apenas não me agrada.”
Sobre o Emerson, Lake & Palmer
Fundado em Londres no ano de 1970, o Emerson, Lake & Palmer vendeu cerca de 50 milhões de cópias dos seus discos em todo o planeta. Keith Emerson e Greg Lake morreram em 2016. Carl Palmer segue realizando shows, incluindo tributos aos falecidos colegas, executando a obra do trio.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

Não sou muito fã de ELP, mas gosto de From the Beginning. Sem querer ser saudosista, mas qualquer música mediana dos anos 70 é melhor que as músicas de hoje.
Eu gosto, do Trio, da música “Da, da, da”
Sinceramente eu gosto do ELP, entendo a visão do Roger Waters e do Phil Collins,agora vendo a cena musical atual e principalmente aqui do Brasil,qualquer artista a baixo da média é melhor que os artistas atuais,que aliás gostaria que ambos os artistas viessem ao Brasil para ver a cena musical,ficariam “maravilhados” com tantos artistas de baixa qualidade.
Emerson, Lake and Palmer eram maravilhosos. O que nao tem qualquer profundidade é a opinião do Roger Waters sobre eles. Qualquer comparação entre ELP e Pink Floyd em seus discos mais populares deixa claro que a música do Pink Floyd é muito mais convencional, comercial e fácil que a do ELP, então não dá pra dizer que dessas duas bandas sao eles que foram formados só pra vender discos, e não o Pink Floyd. Duvido muito que Roger Waters tenha mesmo ouvido com dedicação qualquer grupo contemporâneo ao seu, principalmente os progressivos, mas como todo falastrão, não poderia deixar de dar uma opinião mal feita. A opinião do Phil Collins, pelo menos, é mais bem justificada, até porque as escolhas artísticas e sonoras do ELP nao são pra todo mundo, e ele diz que não ouviu muito.
Com exceção de “Love Beach”, qualquer álbum do ELP supera qualquer um da carreira solo do Roger Waters. Agora… mais pop que os álbuns do Phill Collins no meio progressivo não tem!