...

Por que Ozzy Osbourne não era fã de Yngwie Malmsteen

Na ocasião, saudoso Madman criticou o músico sueco e até mesmo Steve Vai ao explicar o que mais gostava de ver em um guitarrista

Ozzy Osbourne trabalhou com grandes guitarristas: a lista inclui Tony Iommi no Black Sabbath e Randy Rhoads, Jake E. Lee e Zakk Wylde em carreira solo. Segundo o próprio Príncipe das Trevas, a ideia era sempre procurar um instrumentista que quisesse “superar Eddie Van Halen” e que tivesse determinação e vontade de chegar ao sucesso. 

Mas só isso não bastava. Conversando com a Guitar World em 1990, o saudoso Madman revelou que, quando ouvia as contribuições de Randy para o “Diary of a Madman” (1981), ficava de queixo caído. Era essa capacidade de comover que, para ele, definia um grande guitarrista — algo que, em sua opinião, nomes como Yngwie Malmsteen não conseguiam proporcionar. 

- Advertisement -

Na opinião de Ozzy, faltava emoção no sueco conhecido pelo estilo neoclássico. Como relembrado pela Far Out Magazine, o cantor explicou: 

“Tem caras que ficam tocando guitarra de qualquer jeito. Alguns colocam emoção, outros não. Randy e Eddie Van Halen estavam no topo e todo mundo ficava logo atrás. Esse tal de Yngwie Malmsteen, por exemplo, deve ter talento para fazer coisas incríveis, mas é frio demais, sem emoção. É muita coisa para a mente absorver.”

E a crítica também estendeu-se para Steve Vai — curiosamente, com quem o Madman trabalharia no meio da década de 1990. Segundo Ozzy, o virtuoso tocava perfeitamente e era aí que morava o problema: 

“E assistir Steve Vai é como assistir a um bom mecânico desmontar um motor em três segundos e reconstruí-lo. Ele faz tudo funcionar perfeitamente, mas não há aqueles pequenos erros charmosos que fazem as coisas soarem humanas.”

Guitarrista não é fã de Ozzy Osbourne

Por sua vez, Malmsteen também não é um fã do trabalho do Madman. À EonMusic em abril, o guitarrista conhecido pela personalidade difícil deixou claro que não ouvia Black Sabbath:

“Eu nunca segui nenhuma tendência, porque quando eu era criança na Suécia, não havia rádio, não havia MTV. Quando eu tinha oito anos, ganhei ‘Fireball’, do Deep Purple, mas nunca ouvi Led Zeppelin, nunca ouvi Black Sabbath, nunca ouvi nada parecido. Eu nunca segui nenhum tipo de tendência, nunca.”

Sobre Yngwie Malmsteen

Nascido em Hässelby-Vällingby, Suécia, Lars Johan Yngve Lannerbäck foi o pioneiro do estilo neoclássico, mesclando influências de música erudita ao hard/heavy em seu modo de tocar guitarra. Despontou na cena americana ao se juntar ao Steeler, que também revelou o vocalista Ron Keel.

Depois, se juntou ao Alcatrazz, banda do cantor Graham Bonnet após sua saída do Rainbow. A seguir, partiu para a carreira solo que o consagrou de vez como um dos principais instrumentistas de sua geração. Ainda gravou e excursionou com G3, Generation Axe, Hear ‘N Aid, Tone Norum, Saxon, Derek Sherinian e Human Clay, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Ozzy Osbourne não era fã de Yngwie Malmsteen
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades