O Megadeth está chegando ao fim de suas atividades e David Ellefson tem aproveitado para refletir sobre o legado da banda que integrou em dois momentos, ao lado de Dave Mustaine. Para o ex-baixista, o grupo é o mais atemporal entre os grandes nomes do thrash metal, algo que já estava decidido no início dos trabalhos.
Em entrevista para Fox Rochester (via Blabbermouth), Ellefson destacou a natureza musical do Megadeth e explicou o que pretendiam fazer no início. Para ele, o objetivo foi muito bem alcançado.
O baixista afirmou:
“Havia uma referência que tínhamos quando começamos o Megadeth, que era compor música muito orientada ao épico, coisas que poderiam muito ser uma trilha sonora. E também coisas que fossem atemporais. Eu acho que a música realmente passou pelo teste do tempo. Não soa datada.”
Em seguida, complementou:
“Você não pensa: ‘ah, sim, isso é algo dos anos 80’ ou ‘ah, sim, isso é algo dos anos 90’. Acho que a música do Megadeth, de todo o gênero thrash, é provavelmente a mais atemporal, a que resistirá melhor ao teste do tempo e a mais ouvida por pessoas que nem são fãs de metal.”
Sobre as características que fazem sua antiga banda ser tão apreciado entre fãs de outros gêneros, ele destacou:
“Lembro de ter visto um show da reunião do Kiss em 1996. Eu e [o então guitarrista do Megadeth] Marty Friedman fomos lá, e eu fiquei olhando para nós dois pensando: por mais pesado, sombrio e intimidador que fosse aquilo — e por mais que nossos pais não quisessem que ouvíssemos —, já era como entretenimento familiar naquela época, por causa do que tinha evoluído desde então. E provavelmente o thrash metal seja a mesma coisa. Nossa música é bem melódica. É pesada, mas é melódica. É agradável de ouvir. Então, acho que essa é a natureza do rock and roll. As novas gerações são sempre as criadoras e estão sempre ultrapassando os limites.”
Megadeth no Brasil
Com novo álbum homônimo previsto para 26 de janeiro de 2026, o Megadeth trará sua turnê de despedida para o Brasil. Batizada “This Was Our Life”, a excursão tem data marcada no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 2 de maio de 2026. A produção é da Mercury Concerts.
A venda de ingressos será iniciada em 5 de novembro. O site Eventim é a plataforma oficial para compra online.
A próxima visita ao país será a 17ª ao todo. O grupo estreou por aqui no Rock in Rio 1991 e retornou para festivais como Monsters of Rock e Metal Open Air, bem como uma série de turnês solo. A performance mais recente ocorreu em 18 de abril de 2024, no Espaço Unimed, em São Paulo, com a formação atual — o guitarrista Teemu Mäntysaari já substituía o brasileiro Kiko Loureiro, que decidiu se afastar no fim de 2023.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
