...

Avantasia encerra seu 2025 com espetáculo grandioso em SP

Público encheu a Vibra para ver Tobias Sammet e companhia no Brasil menos de 7 meses após show no Bangers Open Air

Mesmo entre artistas que retornam frequentemente ao Brasil, não é comum agendar duas visitas ao país no mesmo ano. O Avantasia entrou para o seleto rol de atrações que fizeram isso, a exemplo de Glenn Hughes também em 2025, Blind Guardian em 2023, Megadeth em 2012, entre outros.

Divulgando seu 10º álbum de estúdio, “Here Be Dragons”, o grupo de raízes power/symphonic metal, mas flertes diversos com o hard rock, manteve agenda pouco movimentada desde a viagem para o Bangers Open Air 2025, em maio. Retomou a turnê em 19 de novembro, no Japão, e passou por México, Colômbia, Chile e Argentina antes de encerrar o itinerário do ano na Vibra, em São Paulo, no último sábado (29). Foi a oitava vez da “metal opera” no nosso país — e, como em todas as outras ocasiões, contemplou apenas a capital paulista.

- Advertisement -
Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

Fãs que chegaram cedo na casa de shows tiveram a oportunidade de conferir dois “esquentas”. Na parte externa, a banda Steel Tormentor se apresentava. Dentro, os telões exibiam a final da Libertadores, com o Flamengo derrotando o Palmeiras por 1 a 0.

A Vibra só encheu mesmo perto do horário marcado, algo justificado pelo “atraso combinado” de 10 minutos. Sem perder tempo com introdução, o Avantasia abriu com a hard rock “Creepshow”, single de maior expressão do disco novo.

Bastante cantada pelos fãs, a clássica “Reach Out for the Light” veio na sequência com Adrienne Cowan (Seven Spires) na segunda voz. O restante da primeira etapa do set focou em “Here Be Dragons”, com “The Witch”, “Phantasmagoria” e “Against the Wind”, única exceção sendo “Devil in the Belfry”, oriunda de “The Scarecrow” (2008).

Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

A performance ficou marcada por diversas interações improvisadas com os fãs. Bem-humorado, Sammet brincou, por exemplo, com bandas que usam playback antes de seguir com “Dying for an Angel”. Ao comparar a reação do público entre ela e a seguinte, “Avalon”, ficou claro: apesar da boa recepção, o novo álbum não bate de frente com os antigos .

Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

“Promised Land” viu Sammet se retirar, deixando Kenny Leckremo (H.E.A.T) e Ronnie Atkins (Pretty Maids) nos vocais, voltando apenas na hora da homônima “Avantasia”. Ele ainda executou “Let the Storm Descend Upon You” (com Herbie Langhans, ex-Firewind, e Atkins) e “The Toy Master”, totalizando por volta de 20 minutos juntas, antes de convidar o público a ver sua mente perturbada com “Twisted Mind” — que ironicamente não teve sua participação, assim como “The Wicked Symphony” e “Shelter from the Rain”.

Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

Faz sentido que Tobias não participe de tudo. Não é fácil ficar correndo de um lado para o outro, trocando altas ideias com os fãs e ainda cantar com sua qualidade vocal. Por outro lado, talvez não precise de uma performance com duração de duas horas . A apresentação não é maçante, mas o público claramente teve reações menos enérgicas em determinados momentos — especialmente as músicas mais longas .

Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

Com o dono da festa de volta ao palco, “Farewell” trouxe um ar de despedida sem clima de fim de festa. “The Scarecrow” — que, nas palavras de Sammet, “vocês conhecem do início ao fim” — fechou o set regulamentar , antes de um bis iniciado com um discurso que relembrava visitas anteriores ao Brasil.

“No Return” foi dedicada ao saudoso Andre Matos, com Kenny Leckremo assumindo o que seria cantado por ele — “um substituto digno”, aos olhos de Tobias. Para fechar vieram “Lost in Space”, um a capella espontâneo de “Inside” com os fãs, “Sign of the Cross” e o refrão de “The Seven Angels”, junto a chuva de confete e todos os sete vocalistas no palco.

Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

No geral, prato cheio para os fãs de Avantasia. Dois shows de respeito com menos de 7 meses de diferença. Não houve tanta alteração de setlist em comparação ao Bangers , mas pelo simples fato de ser uma ocasião solo, Sammet e cia. tiveram uma liberdade maior, traduzida em meia hora extra de show e interação + músicas menos óbvias no repertório . Se por um lado poderia ter sido um pouco mais enxuto, não deixou de ser um verdadeiro espetáculo, digno da grandiosidade das músicas.

Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

Avantasia — ao vivo em São Paulo

  • Local: Vibra São Paulo
  • Data: 29 de novembro de 2025
  • Turnê: Here Be Dragons
  • Produção: Rider2

Setlist:

  1. Creepshow
  2. Reach Out for the Light (com Adrienne Cowan)
  3. The Witch (com Tommy Karevik)
  4. Devil in the Belfry (com Herbie Langhans)
  5. Phantasmagoria (com Ronnie Atkins)
  6. Against the Wind (com Kenny Leckremo)
  7. Dying for an Angel (com Tommy Karevik)
  8. Avalon (com Adrienne Cowan)
  9. Promised Land (Kenny Leckremo e Ronnie Atkins; sem Tobias)
  10. Avantasia (com Tommy Karevik)
  11. Let the Storm Descend Upon You (com Herbie Langhans e Ronnie Atkins)
  12. The Toy Master
  13. Twisted Mind (Langhans e Atkins; sem Tobias)
  14. The Wicked Symphony (Karevik e Leckremo; sem Tobias)
  15. Shelter from the Rain (Langhans e Leckremo; sem Tobias)
  16. Farewell (com Chiara Tricarico)
  17. The Scarecrow (com Ronnie Atkins)

Bis:

  1. No Return (com Kenny Leckremo)
  2. Lost in Space (com Chiara Tricarico)
  3. Sign of the Cross / The Seven Angels (todos os convidados no palco)
Foto: Gustavo Diakov @xchicanox

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasResenhas de showsAvantasia encerra seu 2025 com espetáculo grandioso em SP

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades