Mesmo entre artistas que retornam frequentemente ao Brasil, não é comum agendar duas visitas ao país no mesmo ano. O Avantasia entrou para o seleto rol de atrações que fizeram isso, a exemplo de Glenn Hughes também em 2025, Blind Guardian em 2023, Megadeth em 2012, entre outros.
Divulgando seu 10º álbum de estúdio, “Here Be Dragons”, o grupo de raízes power/symphonic metal, mas flertes diversos com o hard rock, manteve agenda pouco movimentada desde a viagem para o Bangers Open Air 2025, em maio. Retomou a turnê em 19 de novembro, no Japão, e passou por México, Colômbia, Chile e Argentina antes de encerrar o itinerário do ano na Vibra, em São Paulo, no último sábado (29). Foi a oitava vez da “metal opera” no nosso país — e, como em todas as outras ocasiões, contemplou apenas a capital paulista.

Fãs que chegaram cedo na casa de shows tiveram a oportunidade de conferir dois “esquentas”. Na parte externa, a banda Steel Tormentor se apresentava. Dentro, os telões exibiam a final da Libertadores, com o Flamengo derrotando o Palmeiras por 1 a 0.
A Vibra só encheu mesmo perto do horário marcado, algo justificado pelo “atraso combinado” de 10 minutos. Sem perder tempo com introdução, o Avantasia abriu com a hard rock “Creepshow”, single de maior expressão do disco novo.
Bastante cantada pelos fãs, a clássica “Reach Out for the Light” veio na sequência com Adrienne Cowan (Seven Spires) na segunda voz. O restante da primeira etapa do set focou em “Here Be Dragons”, com “The Witch”, “Phantasmagoria” e “Against the Wind”, única exceção sendo “Devil in the Belfry”, oriunda de “The Scarecrow” (2008).

A performance ficou marcada por diversas interações improvisadas com os fãs. Bem-humorado, Sammet brincou, por exemplo, com bandas que usam playback antes de seguir com “Dying for an Angel”. Ao comparar a reação do público entre ela e a seguinte, “Avalon”, ficou claro: apesar da boa recepção, o novo álbum não bate de frente com os antigos .

“Promised Land” viu Sammet se retirar, deixando Kenny Leckremo (H.E.A.T) e Ronnie Atkins (Pretty Maids) nos vocais, voltando apenas na hora da homônima “Avantasia”. Ele ainda executou “Let the Storm Descend Upon You” (com Herbie Langhans, ex-Firewind, e Atkins) e “The Toy Master”, totalizando por volta de 20 minutos juntas, antes de convidar o público a ver sua mente perturbada com “Twisted Mind” — que ironicamente não teve sua participação, assim como “The Wicked Symphony” e “Shelter from the Rain”.

Faz sentido que Tobias não participe de tudo. Não é fácil ficar correndo de um lado para o outro, trocando altas ideias com os fãs e ainda cantar com sua qualidade vocal. Por outro lado, talvez não precise de uma performance com duração de duas horas . A apresentação não é maçante, mas o público claramente teve reações menos enérgicas em determinados momentos — especialmente as músicas mais longas .

Com o dono da festa de volta ao palco, “Farewell” trouxe um ar de despedida sem clima de fim de festa. “The Scarecrow” — que, nas palavras de Sammet, “vocês conhecem do início ao fim” — fechou o set regulamentar , antes de um bis iniciado com um discurso que relembrava visitas anteriores ao Brasil.
“No Return” foi dedicada ao saudoso Andre Matos, com Kenny Leckremo assumindo o que seria cantado por ele — “um substituto digno”, aos olhos de Tobias. Para fechar vieram “Lost in Space”, um a capella espontâneo de “Inside” com os fãs, “Sign of the Cross” e o refrão de “The Seven Angels”, junto a chuva de confete e todos os sete vocalistas no palco.

No geral, prato cheio para os fãs de Avantasia. Dois shows de respeito com menos de 7 meses de diferença. Não houve tanta alteração de setlist em comparação ao Bangers , mas pelo simples fato de ser uma ocasião solo, Sammet e cia. tiveram uma liberdade maior, traduzida em meia hora extra de show e interação + músicas menos óbvias no repertório . Se por um lado poderia ter sido um pouco mais enxuto, não deixou de ser um verdadeiro espetáculo, digno da grandiosidade das músicas.

Avantasia — ao vivo em São Paulo
- Local: Vibra São Paulo
- Data: 29 de novembro de 2025
- Turnê: Here Be Dragons
- Produção: Rider2
Setlist:
- Creepshow
- Reach Out for the Light (com Adrienne Cowan)
- The Witch (com Tommy Karevik)
- Devil in the Belfry (com Herbie Langhans)
- Phantasmagoria (com Ronnie Atkins)
- Against the Wind (com Kenny Leckremo)
- Dying for an Angel (com Tommy Karevik)
- Avalon (com Adrienne Cowan)
- Promised Land (Kenny Leckremo e Ronnie Atkins; sem Tobias)
- Avantasia (com Tommy Karevik)
- Let the Storm Descend Upon You (com Herbie Langhans e Ronnie Atkins)
- The Toy Master
- Twisted Mind (Langhans e Atkins; sem Tobias)
- The Wicked Symphony (Karevik e Leckremo; sem Tobias)
- Shelter from the Rain (Langhans e Leckremo; sem Tobias)
- Farewell (com Chiara Tricarico)
- The Scarecrow (com Ronnie Atkins)
Bis:
- No Return (com Kenny Leckremo)
- Lost in Space (com Chiara Tricarico)
- Sign of the Cross / The Seven Angels (todos os convidados no palco)

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
