Alex Van Halen anunciou o lançamento de um segundo livro sobre a história do Van Halen. Enquanto o primeiro, “Brothers”, foca na relação com o irmão, Eddie, o novo volume deve ter como destaque as turnês, gravações e rotinas da banda em si – e só até certo período.
Ainda sem data de lançamento, o livro recebeu o simples título de “Van Halen”. Serão explorados desde os instrumentos e equipamentos usados até entrevistas de época e material de divulgação. Alex classifica a trajetória do grupo que teve ao lado do irmão como “uma das maiores histórias americanas”.
A curiosidade fica por conta do período abordado no livro: assim como seu antecessor, a obra só vai englobar do período inicial do Van Halen até 1984, ano da saída do vocalista David Lee Roth e lançamento do álbum e turnê de mesmo nome. Toda a era “Van Hagar”, em que Sammy Hagar assumiu os vocais, será ignorada mais uma vez — para a irritação do cantor.
No início do ano, o Red Rocker respondeu a um comentário de um fã nas redes sociais expressando seu descontentamento por ter sido ignorado no livro de Alex. Ele afirmou:
“O Van Halen poderia ter [terminado com a saída de Roth], cara, mas em vez disso nós vendemos mais de 50 milhões de discos com álbuns nº 1 nas paradas e esgotamos todos os estádios do mundo por uma década inteira. Isso nunca mais aconteceu. Alex não está fazendo justiça ao legado musical de seu irmão ao não reconhecer todos os álbuns nº 1 e algumas ótimas músicas que Eddie e eu – não Alex – compusemos juntos. Não reconhecer [aqueles] 10 anos de música é uma blasfêmia à musicalidade, composição e legado de seu irmão.”
Sammy Hagar e Alex Van Halen
A briga entre os integrantes do Van Halen também envolve outro livro: a autobiografia de Sammy Hagar.
Chamada “Red: Minha vida no rock sem censuras”, a obra aborda, entre outros tópicos relacionados à sua carreira e vida, a passagem do vocalista pelo Van Halen — ocorrida entre 1985 e 1996, com um breve retorno de 2003 a 2005.
De maneira polêmica, Hagar expôs inúmeros aspectos a respeito do saudoso Eddie Van Halen na publicação. Isso irritou Alex, que na época declarou ao The Guardian:
“Você realmente tem tanto ciúme do Ed? Você realmente tem tanto medo dele? Quando as pessoas se sentem dessa maneira, é assim que elas agem, tentando diminuir alguém.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
