Geddy Lee e Alex Lifeson anunciaram que irão voltar a excursionar como Rush em 2026. Anika Nilles, baterista alemã de 42 anos que já trabalhou com Jeff Beck, ocupará a vaga deixada pelo falecido Neil Peart.
Serão 12 datas em 7 cidades a partir de junho de 2026, todas na América do Norte. Veja a agenda da turnê, batizada “Fifty Something Tour” — em celebração aos “50 e poucos anos” de grupo — e com performances em homenagem a Peart:
- 7 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
- 9 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
- 18 de junho – Cidade do México, MX @ Palacio de los Deportes
- 24 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
- 26 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
- 16 de julho – Chicago, IL @ United Center
- 18 de julho – Chicago, IL @ United Center
- 28 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
- 30 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
- 7 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
- 9 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
- 17 de setembro – Cleveland, OH @ Rocket Arena
À Rolling Stone, Lee afirma:
“Depois de tudo o que aconteceu desde aquele último show, Alex e eu fizemos uma séria busca interior e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”
Sobre a nova baterista, Geddy declara:
“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária; uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Formato da turnê
Além de Anika Nilles, o Rush planeja adicionar outros músicos de apoio à turnê. A ideia é “expandir um pouco o nosso som”, segundo Lee, e provavelmente deixar com que o cantor e baixista fique mais tranquilo em sua performance, pois, usualmente, ele também assumia os teclados.
Ainda de acordo com o comunicado, o grupo pretende tocar, em cada noite, dois sets selecionados de um conjunto de 35 músicas.
Família de Neil Peart apoia
Carrie Nuttall-Peart e Olivia Peart, respectivamente viúva e filha de Neil Peart, apoiaram a iniciativa em uma declaração conjunta.
“Estamos entusiasmadas em apoiar a turnê Fifty Something, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista.”
Quem é Anika Nilles, nova baterista
Nascida em Aschaffenburg, na Alemanha, em 29 de maio de 1983, Anika Nilles começou a tocar bateria aos seis anos. Após completar os estudos, trabalhou com educação social antes de dedicar-se integralmente à música, com formação acadêmica na área.
A carreira de Anika se iniciou online, no YouTube, há cerca de 15 anos. Além de vídeos com performances diversas, ela disponibilizou composições originais, inclusive com dois álbuns solo lançados: “Pikalar” (2017) e “For a Colorful Soul” (2020).
Nilles foi a última baterista a acompanhar Jeff Beck em turnê. Ela se juntou ao lendário guitarrista em sua excursão de 2022 pela Europa. Ele faleceu em janeiro de 2023, aos 78 anos.
Quem foi Neil Peart
Nascido em Hamilton, Ontario, Canadá, Neil Ellwood Peart se destacou como baterista e principal letrista do Rush a partir da segunda metade de 1974 até o encerramento da banda. Também organizou tributos a Buddy Rich, além de tocar em discos de Jeff Berlin e Vertical Horizons. Ainda gravou vídeos detalhando sua técnica.
Ele começou a estudar bateria aos 13 anos. Se mudou para Londres, Inglaterra, aos 18 anos para viver de música, o que não deu certo, levando ao retorno para o Canadá em 1972. Em julho de 1974 se juntou a banda de Geddy Lee e Alex Lifeson, na qual fez sua estreia no álbum “Fly by Night” (1975) que conta com composições de Peart.
Lançou sete livros baseados em suas aventuras pelo mundo e filosofias, além de outros 4 de ficção. Três deles eram baseados na saga do álbum “Clockwork Angels”, último de inéditas do Rush.
Embora nunca tenha se afiliado a um partido político, se descreveu em algumas entrevistas como “um libertário com inclinação à esquerda”. Chegou a declarar que as ideias do Partido Republicano dos Estados Unidos eram “o exato oposto dos ensinamentos de Jesus”.
Morreu no dia 7 de janeiro de 2020, aos 67 anos, em decorrência de um glioblastoma, forma agressiva de câncer no cérebro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
