...

A furiosa reação de Robert Plant ao ser chamado de David Coverdale

Vocalista do Led Zeppelin considerava colega de profissão do Whitesnake um imitador, a ponto de chamá-lo publicamente de "David Cover-version"

Jimmy Page teve Robert Plant ao seu lado no Led Zeppelin. Todavia, no início dos anos 1990, colaborou com David Coverdale, líder do Whitesnake, no projeto Coverdale/Page.

O problema é que Coverdale por vezes era considerado, até mesmo por Plant, uma espécie de imitação dele. E isso causou irritação, principalmente quando um cartunista resolveu trocar os nomes.

- Advertisement -

JD Crowe, cartunista editorial do Alabama Media Group, contou ao AL.com (via Rock and Roll Garage) sobre o dia em que resolveu fazer a brincadeira com Plant. Era o final da década de 1980 e o vocalista retornava de um show quando encontrou uma convenção de desenhistas no saguão do hotel.

O desenhista afirmou:

“Algumas cervejas antes da meia-noite, Robert Plant entrou no bar com os caras jovens de sua banda. Ainda tomados pela adrenalina de um show, eles esperavam ser recebidos como guerreiros por uma multidão de gostosas girando em saias justas. Em vez disso, Plant e os garotos encontraram um bando de idiotas rabiscando em guardanapos minúsculos. Éramos um bando de groupies lamentáveis. Lamentáveis.”

Diante da situação, Crowe conta que aproveitou para se aproximar do ídolo no balcão do bar, onde teve a ideia de fazer a brincadeira. O cartunista continua:

“A verdade é que sou fã tanto de Plant como de Coverdale. Antes de formar o Whitesnake, Coverdale era o vocalista de uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos, o Deep Purple. O banco no bar ao lado de Plant estava vazio. Então comecei a falar com ele sobre isso e aquilo, como um cara normal. Depois de alguns minutos de conversa normal e algumas risadas sobre sua triste safra de groupies, pensei que daria certo. Eu disse: ‘Uau, o quão legal é isso? Não posso acreditar que estou sentado em um bar em Milwaukee tomando uma cerveja com meu cantor favorito, David Coverdale’.”

Como era de se esperar, Robert Plant não ficou nada feliz com a brincadeira. O lendário vocalista do Led Zeppelin partiu para a violência contra o intrépido desenhista, que relembrou:

“Seu rosto ficou vermelho. Ele fez um sinal para o cara ao lado dele e murmurou: ‘veja isso’. Ele se inclinou para mim, bem na frente do meu rosto. Em sua voz de ‘Stairway to Heaven’, ele perguntou: ‘Sua mãe sabe costurar?’. (Eu disse) ‘O que… minha mãe, costurar? Claro, ela sabe costurar’. Ele disparou sua cabeça contra a minha, me derrubando do banco. (Plant disse) ‘Faça ela costurar essa para você, filho da p**a!’.”

Apesar da cabeçada, Crowe afirma que falou com Plant alguns minutos depois, se dizendo desapontado pelo vocalista não ter entendido a brincadeira. No fim das contas, o cartunista ganhou até mesmo uma cerveja do frontman do Led Zeppelin, além de uma história para contar.

Robert Plant vs. David Coverdale

A verdade é que Robert Plant considerava David Coverdale como um de seus imitadores e a antipatia só aumentou depois que o vocalista do Whitesnake gravou um álbum com Jimmy Page, lançado em 1993. O cantor do Led Zeppelin chegou a se referir ao colega como “David Cover-version”. Em 1998, ao Chicago Tribune, Plant declarou:

“Eu o acho um bom homem [em referência a David], mas sinto que sua integridade agora é questionável. Se o Whitesnake fosse uma banda realmente jovem que tivesse acabado de ver [o filme-concerto do Led Zeppelin] ‘The Song Remains the Same’ e decidido ‘ok, é isso, vamos imitá-los’ eu poderia entender. Houve uma época, muitos anos atrás, em que tentei imitar Elvis Presley. É aceitável. Mas David Coverdale tem quase a minha idade. Ele é do meu gênero musical, mesmo que ele estivesse em muitos grupos abaixo do padrão. Sério, você não deveria fazer isso com sua própria gangue. Quando eu imitava alguém, eram artistas tão remotos, era como se estivessem a milhões de quilômetros de distância.”

Coverdale, por sua vez, sempre rebateu as críticas e chegou a brincar que “não lhe enviaria comida se ele [Plant] estivesse morrendo de fome”. Até que em 2013, o frontman do Whitesnake resolveu baixar a guarda e chegou a pedir para que Jimmy Page falasse com Robert sobre um “cessar-fogo” definitivo. David disse à Uncut:

“Eu adoraria pagar uma bebida para Robert. Quando falar com ele, ofereça minhas sinceras desculpas por qualquer coisa negativa que eu já tenha dito, que foram, em sua maioria, na defensiva. Não guardo nenhuma animosidade, só desapontamento por mim mesmo, por ter mordido a isca e dito algumas coisas feias. Eu o tenho na mais alta estima como ser humano e como artista. Então eu realmente gostaria de me sentar, pagar uma bebida a ele. Apertar as mãos e dizer: ‘Me desculpe mesmo, sabe. Podemos ser amigos de novo?’.”

Ciúmes?

Há quem diga que a parceria de Jimmy Page com David Coverdale gerou ciúmes em Robert Plant. Corrobora a teoria o fato de que um ano depois, em 1994, depois de mais de uma década negando trabalhar com Jimmy para não dar a impressão de uma reunião do Led Zeppelin, o vocalista tenha aceitado um novo convite e dado início à parceria Page/Plant, que durou até 1998.

Outro que banca a teoria é John Kalodner, executivo de A&R da gravadora Geffen Records. Ele foi o responsável por sugerir a parceria entre Coverdale e Page — e por conta disso, afirma que precisou escrever uma carta para Plant, pedindo desculpas por ter juntado a dupla. No livro “Whitesnake: A fantástica jornada de David Coverdale”, de Martin Popoff, Kalodner diz:

“Tive que escrever uma carta com um pedido de desculpas ao Robert. Page me disse que Robert estava muito chateado comigo, e eu queria lhe dizer que nunca partiria de mim desrespeitá-lo. Ele ficou ofendido por eu ter colocado David Coverdale para cantar com Jimmy Page. Se aquilo o ofendeu, de fato, não foi minha intenção.”

Robert Plant e Whitesnake

Curiosamente, alguns anos antes das comparações se tornarem mais frequentes e da parceria Coverdale/Page, Robert Plant fez uma participação em um show do Whitesnake. Ocorreu no início dos anos 1980, ainda durante a fase “chapéu e bigode” do grupo, que era completado por Micky Moody (guitarra), Bernie Marsden (guitarra), Neil Murray (baixo), Ian Paice (bateria) e Jon Lord (teclados). David relembrou o ocorrido em 2011, falando à Classic Rock:

“Nós fizemos um show nas Midlands (região central da Inglaterra) onde Robert Plant veio para cantar conosco. A resposta do público foi tão incrível. Eu esqueci de convidá-lo ao palco. Há memórias assustadoramente emocionantes daqueles tempos.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA furiosa reação de Robert Plant ao ser chamado de David Coverdale
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades