Anika Nilles não é exatamente uma novidade no radar do Rush. A baterista alemã chegou a ser citada por Geddy Lee em uma entrevista de 2023, época em que se conheceram através de um roadie, e ela já era elogiada pelo vocalista, baixista e tecladista.
Ao jornal inglês The Guardian (via Louder), enquanto divulgava sua autobiografia, Lee foi perguntado a respeito de outros bateristas que gostava — além de Neil Peart, é óbvio. A resposta envolveu alguns nomes, e o de Anika estava entre eles.
O artista disse:
“Há tantos. Estamos vivendo em uma época rica, com grandes bateristas. Eu amo o jeito de tocar de Danny Carey (Tool). Eu amo Chad Smith (Red Hot Chili Peppers). Muito diferente de Neil, mas o cara tem tanto poder. Ouvi essa baterista outro dia, acho que seu nome é Anika. Ela tocou na última turnê de Jeff Beck e achei ela incrível.”
De volta para o presente, Geddy revelou ter descoberto o trabalho de Anika por meio de um roadie, Skully, que trabalhava para ele e para Jeff Beck. Durante coletiva de imprensa do anúncio da nova turnê (via Loudwire), o vocalista, baixista e tecladista se interessou pela indicação, pesquisou o nome e ficou feliz com o que encontrou.
Ele disse:
“Procurei por ela, ela está por todo o YouTube. Ela é bem conhecida em seu próprio mundo musical. E então começamos a conversar sobre tocar de novo, então eu disse [a Alex Lifeson]: ‘dê uma olhada nela, talvez seja um caminho interessante para seguir’. E então uma coisa levou a outra e quando tomamos a decisão, queríamos ver se daria certo.”
Em 2026, Geddy Lee, Alex Lifeson e Anika Nilles caem na estrada para a turnê “Fifty Something”, a primeira do Rush desde 2015. Neil Peart nos deixou em 2020, o que havia encerrado definitivamente as atividades da banda.
Sobre Anika Nilles
Nascida em Aschaffenburg, na Alemanha, em 29 de maio de 1983, Anika Nilles começou a tocar bateria aos seis anos. Após completar os estudos, trabalhou com educação social antes de dedicar-se integralmente à música, com formação acadêmica na área.
A carreira de Anika se iniciou online, no YouTube, há cerca de 15 anos. Além de vídeos com performances diversas, ela disponibilizou composições originais, inclusive com dois álbuns solo lançados: “Pikalar” (2017) e “For a Colorful Soul” (2020).
Nilles foi a última baterista a acompanhar Jeff Beck em turnê. Ela se juntou ao lendário guitarrista em sua excursão de 2022 pela Europa. Ele faleceu em janeiro de 2023, aos 78 anos.
A turnê do Rush
Serão 12 datas em 7 cidades a partir de junho de 2026, todas na América do Norte. Veja a agenda da turnê, batizada “Fifty Something Tour” — em celebração aos “50 e poucos anos” de grupo — e com performances em homenagem a Peart:
- 7 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
- 9 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
- 18 de junho – Cidade do México, MX @ Palacio de los Deportes
- 24 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
- 26 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
- 16 de julho – Chicago, IL @ United Center
- 18 de julho – Chicago, IL @ United Center
- 28 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
- 30 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
- 7 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
- 9 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
- 17 de setembro – Cleveland, OH @ Rocket Arena
À Rolling Stone, Lee afirma:
“Depois de tudo o que aconteceu desde aquele último show, Alex e eu fizemos uma séria busca interior e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”
Sobre a nova baterista, Geddy declara:
“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária; uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Além de Anika Nilles, o Rush planeja adicionar outros músicos de apoio à turnê. A ideia é “expandir um pouco o nosso som”, segundo Lee, e provavelmente deixar com que o cantor e baixista fique mais tranquilo em sua performance, pois, usualmente, ele também assumia os teclados.
Família de Neil Peart apoia
Carrie Nuttall-Peart e Olivia Peart, respectivamente viúva e filha de Neil Peart, apoiaram a iniciativa em uma declaração conjunta.
“Estamos entusiasmadas em apoiar a turnê Fifty Something, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
