D’Arcy Wretzky deixou o Smashing Pumpkins em 1999. Após participar da gravação dos cinco primeiros discos, a baixista encerrou a trajetória ao lado da banda, marcada por desentendimentos com o vocalista e guitarrista Billy Corgan — que continuariam a se desdobrar publicamente nos anos seguintes.
Em 2004, o frontman chegou a declarar em seu LiveJournal que ela havia sido demitida por ser uma “viciada em drogas mal-intencionada que se recusava a receber ajuda”. Mais tarde, em 2018, afirmou que a havia convidado para a reunião da formação clássica, mas que a musicista o teria enrolado, acrescentando que a relação entre os dois estava rompida “para sempre”.
Por sua vez, D’Arcy alegou à Alternative Nation que “Billy amava humilhar as pessoas e envergonhá-las na frente de outras pessoas”. Ainda, que “era extremamente abusivo”, fatores que a fizeram largar o Smashing Pumpkins, e que o antigo companheiro retirou o mencionado convite para juntar-se novamente à banda.
Sendo assim, os dois cortaram contatos e o relacionamento ficou estremecido. No entanto, recentemente, Corgan surpreendeu ao enfim elogiar a ex-colega em vídeo no Substack, como compartilhado pela NME.
Ao longo do registro, o cantor declarou que a personalidade característica da baixista contribuiu de maneira direta para o sucesso da banda. Ao seu ver, ela tinha “um jeito muito próprio de deixar claro o que pensava”, que geralmente fazia com que fosse ouvida pelos outros integrantes.
Ele explicou:
“Eu não costumo falar muito sobre a contribuição da D’Arcy, porque, obviamente, não ficamos em uma boa situação depois de tudo que aconteceu nos últimos anos. Mas eu já disse isso antes e não tenho problema em repetir: D’Arcy tinha um jeito muito próprio de deixar claro o que pensava — se algo estava fazendo a banda avançar, apenas se manter no mesmo lugar ou até retroceder. E, provavelmente, entre nós quatro, a opinião dela sobre esse tipo de coisa era a que mais pesava. Então, acho que a contribuição dela, de forma espiritual e emocional, teve muito a ver com o sucesso da banda.”
Apesar de pontuar que os dois discordavam “sobre absolutamente tudo”, o vocalista admite que havia uma exceção no quesito música. Descrevendo a ligação como poderosa quando estavam em sintonia, o artista finalizou:
“Mais uma vez, eu nunca tiraria esse crédito dela, porque eu realmente respeitava muito a opinião musical dela. Conseguíamos discordar sobre absolutamente tudo, mas, em relação à música, quando estávamos em sintonia, era algo poderoso. E acho que é isso que faz uma grande banda: quando os quatro elementos que a compõem conseguem se unir. E com a formação original, dois dos discos que fizemos acabaram se tornando álbuns muito importantes. Então isso é algo que sempre guardo com carinho. É uma pena que não tenhamos dado continuidade e nós certamente tentamos novamente em 1999, mas acho que, na vida de um músico, nada é realmente linear.”
Sobre D’Arcy Wretzky
D’Arcy Wretzky, que também tentou carreira de atriz, permaneceu fora dos holofotes por bastante tempo, até fazer uma ligação para uma rádio de Chicago em 2009, de surpresa, para dar notícia aos fãs. Ela declarou que não estava saudável o suficiente para voltar ao Smashing Pumpkins, indicando que o problema com as drogas persistia.
Pouco tempo depois, em 2011, Wretzky voltou a ser presa, dessa vez por ter faltado quatro vezes a uma audiência judicial. Ela estava sendo processada devido a fuga de alguns de seus cavalos, que acabaram causando problemas no trânsito e nas plantações de fazendas vizinhas. Foram 6 dias detida. Algum período após ser liberada, acabou atrás das grades novamente, agora por dirigir embriagada, saindo rapidamente.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
