...

O integrante que diz ter composto 95% das músicas do System of a Down

Músico já havia feito colocações semelhantes no passado, o que rendeu críticas por parte dos fãs: "não estou tirando o mérito de ninguém", destacou à época

Dentro do System of a Down, as composições pareciam seguir uma divisão clara. Há a ideia geral de que o guitarrista e cantor Daron Malakian cuidava predominantemente das partes musicais, enquanto que o vocalista Serj Tankian se dedicava sobretudo às letras — ainda que o baixista Shavo Odadjian também seja creditado em várias das canções. 

No fim das contas, porém, Daron acredita que atuava como o grande responsável pela maior parte das criações — algo em torno de 95%, em suas palavras. Durante uma recente entrevista ao podcast Talk is Jericho, transcrita pela Ultimate Guitar, o assunto veio à tona. 

- Advertisement -

Ao mencionar o processo de gravação do mais recente disco “Addicted to the Violence”, lançado por sua banda solo Scars on Broadway em julho, o músico estabeleceu uma comparação com o SOAD e declarou:

“Ao ouvir as canções do Scars, é possível perceber o DNA do System. Eu compus uma grande parte das músicas do System… 90, 95% das canções. Compus a parte vocal e os arranjos de guitarra no System. Mas o Scars acaba indo para um lado mais rock.”

Foto: Clovis Roman @clovis_roman

Essa não é a primeira vez que Daron faz tal colocação. Ao disponibilizar o álbum “Dictator” (2018) também por meio do projeto, o artista disse em entrevista à Billboard

“Eu componho 90% ou mais da música — a parte musical, as canções, as letras, os vocais — do System of a Down. Então, se esse disco soa como o SOAD, não é surpreendente.”

De qualquer maneira, fãs já ficaram incomodados com o posicionamento do guitarrista acerca das composições. Quando o System of a Down liberou as faixas “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz” em novembro de 2020, um internauta criticou Daron por mencionar no lançamento que as canções haviam originalmente sido idealizadas para o Scars on Broadway.

Na seção de comentários do Instagram, Malakian, então, respondeu:

“Não estou tirando o mérito de ninguém. A maioria das bandas tem um compositor principal. No caso do SOAD, essa é a minha função. Todo mundo na banda contribui com seus pontos fortes. O meu é compor e arranjar as músicas. O ponto forte do Serj é a voz dele. O John é um ótimo baterista. Vocês ficam chateados quando o Shavo diz que produz os vídeos? Todos nós aparecemos nos vídeos. Assim como todos nós tocamos nas músicas. Mas só porque eu apareço no vídeo não significa que eu o produzi. Da mesma forma, só porque todos nós tocamos em uma música não significa que os quatro compuseram  a música. A reação de alguns de vocês é estranha. Parece que não entendem como uma banda funciona. Uma banda é como um time. Cada um desempenha sua função. É assim que um time vence. Então, eu dizer que desempenhei meu papel e compus as músicas não deveria ser tão ofensivo para vocês.”

Sobre “Addicted to the Violence”

“Addicted to the Violence” chegou a público no último dia 18 de julho. Porém, como havia sido revelado em outubro do ano passado, o disco estava pronto há um bom tempo. Descrito como “uma montanha-russa de agressividade, vulnerabilidade, sátira e soul”, o álbum contém 10 faixas.

É o primeiro trabalho desde “Dictator” (2018). Como de praxe, o próprio Daron ficou a cargo da produção e composição. Além do líder, também integram a formação Orbel Babayan (guitarra) e Roman Lomtadze (bateria).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO integrante que diz ter composto 95% das músicas do System of...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades