Quando Jon Schaffer participou da invasão ao Capitólio americano em 6 de janeiro de 2021, o Iced Earth sofreu uma debandada e o projeto Demons & Wizards, que o guitarrista tinha com o vocalista Hansi Kürsch (Blind Guardian), foi encerrado. No entanto, apenas o vocalista Stu Block, do primeiro grupo citado, recebeu críticas por parte de Schaffer.
Em entrevista ao Podcast of the Wicked (via Loudwire), Schaffer começou pedindo para que seus fãs não ataquem mais Block ou Kürsch por eles terem se desligado do guitarrista após o ocorrido. Ainda assim, não deixou de compartilhar seu ponto de vista a respeito dos rompimentos.
Disse o músico:
“Se me permite aproveitar essa oportunidade para dizer, eu espero, desejo, que os fãs por aí parem de direcionar ódio a Stu e Hansi… os caras foram pressionados. Alguns caras lidaram com isso melhor, alguns caras lidaram com isso de forma muito fraca e meio patética.”
Jon passou a citar então o caso de Stu, vocalista do Iced Earth entre os anos de 2011 e 2021. Segundo o guitarrista, inicialmente o cantor apoiou os protestos no Capitólio em publicação nas redes. Todavia, o colega apagou a postagem e ainda assinou uma nota repudiando os atos ao lado dos outros integrantes.
Schaffer continuou:
“Eu acho que o maior problema sobre Stu é que ele fez um post torcendo por isso (atos no Capitólio) e depois voltou atrás, e isso parece uma ação totalmente poser. Quer saber? É algo totalmente poser. Mas ok. Perdoem ele. Nós fizemos um ótimo trabalho juntos. Tive uma das melhores épocas da minha vida com Stu… tenho lembranças muito preciosas com Stu, então por favor, perdoem ele. Eu o perdoo.”
Schaffer garante que não tem nada contra Block, apesar de enxergar sua “mudança de lado” como uma fraqueza da parte do vocalista. O guitarrista concluiu:
“Realmente não tenho nenhum sentimento ruim. Eu o conheço de verdade, então isso é uma coisa boa. Não estou interessado em ter contato, como tínhamos – não tenho interesse nisso – mas ele é parte da história da banda e fizemos coisas ótimas juntos. E desejo o melhor para ele.”
Jon Schaffer, Stu Block e o dia 6 de janeiro
Schaffer foi uma das pessoas que invadiu o Capitólio dos Estados Unidos no dia 6 de janeiro, quando Joe Biden tomou posse como presidente dos Estados Unidos, no lugar de Donald Trump. O líder do Iced Earth passou a ser procurado pelo FBI e apareceu em uma foto portando um spray com gás de pimenta dentro do prédio público. Ele se entregou pouco tempo depois.
Enquanto o ato acontecia, Stu Block foi até as redes sociais e fez uma postagem concordando com os protestos, que foi apagada logo depois. O print, publicado pelo site MetalSucks, mostra o vocalista residente no Canadá afirmando:
“Oh, está acontecendo! A história está sendo feita. Enviando amor aos meus amigos nos Estados Unidos e em todo o mundo.”
Um internauta chegou a perguntar se ele estava “condenando” o ocorrido. Então, conforme apontado na captura de tela, o vocalista respondeu: “E em qual lugar da minha declaração você teve essa impressão?”. O cantor chegou a bloquear outros fãs que questionaram seu posicionamento.
Poucos dias depois, Block, o baixista Luke Appleton, o guitarrista Jake Dreyer e o baterista Brent Smedley assinaram uma nota conjunta repudiando os atos e agradecendo pelo apoio dos fãs. O texto dizia:
“Em primeiro lugar, NÃO toleramos nem apoiamos os motins ou atos de violência em que os manifestantes estiveram envolvidos em 6 de janeiro no edifício do Capitólio dos Estados Unidos. Esperamos que todos os envolvidos naquele dia sejam levados à justiça para serem investigados e responder por suas ações”.
Diante da repercussão do print de seus posts, Stu Block voltou às redes sociais algum tempo depois para se explicar. O vocalista afirmou ter se expressado de forma equivocada e reiterou que não apoia os atos de 6 de janeiro de 2021:
“Algumas pessoas odiosas postaram a captura de tela e eu tive que removê-las do meu perfil. Peço desculpas pela forma inadequada como redigi dois posts no Facebook em 6 de janeiro. Sou humano e cometo erros. Meu texto foi absolutamente mal compreendido e sei que as pessoas e a mídia podem interpretar as coisas de forma diferente.
[…]
Se você me segue, sabe que geralmente sou um cara de paz, de gatinhos e de música. Acredito em protestos pacíficos e em expressar suas queixas, acredito no questionamento às autoridades apropriadamente, mas de uma forma pacífica e respeitosa. Novamente, peço desculpas a todos pela confusão.”
Desde o acontecido, o Iced Earth está em hiato por tempo indeterminado. Jon Schaffer é atualmente o único membro oficial. O guitarrista se converteu ao cristianismo durante o tempo na prisão e já afirmou que pretende criar música sobre temas religiosos, não necessariamente com o grupo que o consagrou.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
