Desde 2021, o Spotify promete o lançamento de uma opção de áudio lossless. Já presente em outros concorrentes, o formato oferece maior qualidade e mantém a fidelidade do som original gravado em estúdio mesmo com a compressão.
Depois de tantos anos com a ideia parada e sem previsão de chegada ao público, o serviço finalmente começou a disponibilizar o recurso para assinantes do plano Premium nesta semana. A liberação está sendo feita de forma gradual, com conclusão esperada para outubro.
Segundo comunicado emitido pela empresa, os usuários em questão receberão uma notificação quando puderem utilizar a novidade. Gustav Gyllenhammar, vice-presidente de assinaturas do Spotify, explicou:
“A espera finalmente acabou: estamos muito empolgados em anunciar que o áudio lossless está sendo disponibilizado para os assinantes Premium. Levamos tempo para desenvolver este recurso de forma que priorize qualidade, facilidade de uso e clareza em cada etapa, para que você sempre saiba o que está acontecendo por trás das cenas. Com o Lossless, nossos usuários Premium terão agora uma experiência de áudio ainda melhor.”
Será possível selecionar o áudio lossless nos celulares, computadores e tablets, além de outros dispositivos compatíveis com o Spotify Connect. Para uma experiência de audição “mais fluida e agradável”, a plataforma recomenda a utilização de Wi-Fi e o uso de fones de ouvido com fio ou caixas de som com conexão sem Bluetooth.
Para ativar a opção lossless, basta:
- Tocar no ícone do perfil no canto superior esquerdo;
- Acessar “configurações” e então “qualidade do áudio”.

Países como Austrália, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Holanda, Portugal, Suécia, Estados Unidos e Inglaterra já receberam o acesso. Ainda não há informações quanto ao Brasil.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
