Morreu aos 81 anos o músico Rick Davies. O artista inglês foi um dos vocalistas, tecladistas, principais compositores e membros fundadores do Supertramp, nome de enorme sucesso pela fusão entre rock progressivo e gêneros pop.
A informação foi confirmada pelo grupo através de suas redes sociais. A nota afirma:
“Rick Davies, fundador, vocalista e compositor do Supertramp, faleceu no sábado, 6 de setembro, aos 81 anos, após lutar contra um mieloma múltiplo por mais de 10 anos.
Nascido em Swindon, Inglaterra, em 1944, o amor de Rick pela música começou na infância, ouvindo ‘Drummin’ Man’, de Gene Krupa, que se transformou em uma paixão duradoura por jazz, blues e rock’n’roll. Como coautor, juntamente com o parceiro Roger Hodgson, ele foi a voz e o pianista por trás das músicas mais icônicas do Supertramp, deixando uma marca indelével na história do rock. Seus vocais cheios de soul e seu toque inconfundível no Wurlitzer se tornaram a batida central do som da banda.
Fora dos palcos, Rick era conhecido por sua cordialidade, resiliência e devoção à esposa Sue, com quem compartilhou mais de cinco décadas. Após enfrentar sérios problemas de saúde, que o impediram de continuar em turnê com o Supertramp, ele se dedicou a se apresentar com seus amigos da cidade natal como Ricky and the Rockets.
A música e o legado de Rick continuam a inspirar muitas pessoas e comprovam que grandes músicas nunca morrem, elas continuam vivas.”
Algumas das principais músicas do Supertramp trazem vocais de Davies. Os exemplos incluem “Rudy”, “Bloody Well Right”, “Crime of the Century”, “Ain’t Nobody But Me”, “From Now On”, “Gone Hollywood”, “Goodbye Stranger”, “Just Another Nervous Wreck”, “My Kind of Lady”, “Cannonball” e “I’m Beggin’ You”.
Todavia, os principais hits são interpretados por Roger Hodgson, músico cuja saída do Supertramp em 1983 fez com que o público perdesse parte de seu interesse. Davies permaneceu como único líder criativo até o rompimento em 1988. As reuniões subsequentes, com Rick e sem Roger, ocorreram entre 1996 e 2002 e de 2010 a 2012.
A ideia era que as atividades fossem retomadas novamente em 2015, mais uma vez sem Hodgson. Todavia, os planos foram retomados justamente em função do diagnóstico de câncer de Davies.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
