Desde o início da turnê “Run for Your Lives”, o Iron Maiden conta com um novo rosto por trás da bateria – com bem menos peças que o habitual, diga-se. Simon Dawson assumiu o posto de Nicko McBrain após este realizar sua última apresentação com a banda em São Paulo, no final de 2024.
Em entrevista à Rock Candy (via Blabbermouth), o baixista e líder do grupo, Steve Harris, comentou a decisão de substituir o baterista após os problemas de saúde sofridos por ele, em decorrência de um AVC. No fim das contas, o chefão afirma que a decisão partiu do próprio Nicko — e que não havia outra escolha.
Ele afirmou:
“Para ser sincero, realmente não tivemos escolha e tivemos que fazer a mudança depois que Nicko teve seus problemas de saúde. Foi o que foi, e tínhamos uma decisão a tomar, se queríamos continuar ou não. Obviamente, tínhamos uma turnê agendada na época em que aconteceu (‘The Future Past Tour’) e o resto de nós queria continuar. Mas no final, depois de passarmos por tudo isso, foi decisão do Nicko se retirar e todos nós respeitamos o fato de que ele decidiu fazer isso.”
Embora tenha se recuperado de forma rápida antes da “The Future Past Tour”, Nicko McBrain teve performances abaixo da média ao longo do giro. Em entrevista a Eddie Trunk, o baterista confessou que um show em Sydney, na Austrália, realizado no dia 13 de setembro de 2024, foi o que mais pesou em sua decisão. Na ocasião, até mesmo o vocalista Bruce Dickinson ficou preocupado com a saúde do colega.
Iron Maiden voltará ao Brasil em 2026, confirma Bruce Dickinson
Recentemente, Bruce Dickinson confirmou o que se especulava desde a última parada do Iron Maiden no Brasil, em dezembro do ano passado. A banda do cantor retornará ao país para se apresentar em 2026.
A informação foi revelada em entrevista à TV Globo. Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, o artista declarou, sem dar tantos detalhes:
“No ano que vem, podem esperar: nós voltaremos para a América do Sul. Não posso dizer quando, mas nós voltaremos.”
Os 50 anos do Iron Maiden
Em maio, o Iron Maiden deu início em território europeu à sua turnê comemorativa de 50 anos, intitulada “Run for Your Lives”. Na excursão, o grupo só tocará músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980 e “Fear of the Dark” (1992).
Um livro visual será lançado em 2025 também como forma de celebrar o 50º aniversário. “Iron Maiden: Infinite Dreams — A História Visual Oficial” chega ao mercado nacional em 31 de outubro por meio da Belas Letras. A tradução é de Marcelo Vieira, colaborador do site IgorMiranda.com.br.
Além disso, haverá um documentário comemorando o marco. A obra chega a público em breve, com título, data e plataforma a serem confirmados.
Criado em parceria com o Universal Pictures Content Group, o filme é descrito como “uma jornada emocionante pelos 50 anos de história do Iron Maiden contada da perspectiva da banda e de alguns de seus seguidores mais devotados”. Além de superfãs de longa data, nomes como Javier Bardem, Lars Ulrich (Metallica) e Gene Simmons (Kiss) concederam depoimentos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
