...

Deftones ainda pode lançar o álbum engavetado “Eros”? Integrantes respondem

Banda trabalhou no disco ao longo de 2008, mas precisou interromper as sessões após acidente do saudoso baixista Chi Cheng

Entre abril e novembro de 2008, o Deftones trabalhou no que seria, em tese, o seu sexto álbum de estúdio: “Eros”. À época, a banda gravava o disco em Los Angeles, nos Estados Unidos, com a participação do produtor Terry Date, com quem já havia colaborado anteriormente. 

Contudo, em meio ao processo, o baixista Chi Cheng sofreu um grave acidente de carro. Como o integrante ficou hospitalizado em coma, o grupo resolveu interromper as sessões e, posteriormente, começar novamente do zero, no que tornou-se o “Diamond Eyes” (2010), com Sergio Vega no instrumento de quatro cordas. Cheng não resistiu e morreu em abril de 2013. 

- Advertisement -

Desde então, a única faixa do material que chegou oficialmente a público foi “Smile”. Sabe-se que o Deftones idealizou cerca de 12 canções para o trabalho descrito como “realmente experimental e sombrio”, que incluíam músicas intituladas “Dallas” e “Melanie”. No entanto, apesar de terem avançado nos conceitos e melodias, os artistas não chegaram a finalizar as letras e, por consequência, os vocais.

Ao longo dos anos, os integrantes ofereceram respostas diferentes a respeito de um possível lançamento do disco engavetado. Com a chegada do mais recente álbum “Private Music”, disponibilizado em agosto, o assunto entrou novamente em pauta. 

Perguntado acerca do tema em entrevista ao The Guardian, Chino Moreno foi realista e jogou um balde de água fria nos fãs que esperam ouvir “Eros” algum dia. Nas palavras do vocalista, é provável que o álbum nunca saia porque, ao seu ver, não faz sentido retomar ideias tão antigas e inacabadas:

“Provavelmente o disco nunca verá a luz do dia. Lançá-lo envolveria voltar àquele período, ressuscitar coisas inacabadas e, de algum jeito, concluí-las. ‘Dallas’ é a única música que estava minimamente pronta. O novo álbum [‘Private Music’] começou com ideias que estávamos desenvolvendo sozinhos, durante a pandemia. E quando nos reunimos para realmente começar a fazer o disco, nenhum de nós quis olhar para trás, para aquelas ideias da pandemia — queríamos capturar o momento em que estamos hoje. Então, voltar para tentar capturar o que estava acontecendo durante ‘Eros’ e terminar aquelas ideias não faz muito sentido.”

Por sua vez, o baterista Abe Cunningham ofereceu uma perspectiva mais positiva. Conversando com Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, o músico levantou a possibilidade de “Eros” ser liberado ao menos como um EP no futuro, por mais que não queira dar certeza:

“O álbum nunca foi concluído porque Chi sofreu o acidente quando estávamos trabalhando nele. Estávamos tentando voltar a ter uma irmandade e amizade após muito tempo de banda. Foi uma época muito catártica. Tem algumas músicas muito boas, outras nem tanto, então talvez saia em forma de EP com algumas delas, não sei. Sei que as pessoas gostariam de ouvir porque é a última gravação de Chi. Mas não está pronto. Ainda precisa de muito trabalho. Então, quem sabe?”

O integrante já havia manifestado o mesmo interesse anteriormente. À Download TV em 2020, o membro sugeriu a hipótese e revelou quais eram os desafios para que o plano tomasse forma (via Metal Injection): 

“Conversamos sobre talvez lançar uma versão condensada ou um EP com quatro ou cinco músicas, o que até faz sentido. Mas precisamos resolver todas as questões legais e também temos que terminar o material. Mas sim, seria legal se finalmente visse a luz do dia. O álbum nunca foi concluído e é isso que as pessoas não entendem […]. E, para ser sincero, não é tão bom assim. Mas há algumas músicas que são realmente boas.”

Deftones no Brasil

O Deftones voltará ao país em breve como um dos headliners do Lollapalooza Brasil 2026. Ainda sem lineup definido por data, o festival acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Os ingressos estão à venda no site Ticketmaster.

O grupo excursionou por território nacional em 2001, 2007, 2009, 2011 e 2015 — na ocasião final se apresentando no Rock in Rio e abrindo para o System of a Down em São Paulo. Na mencionada entrevista para a Rolling Stone Brasil, o baterista Abe Cunningham havia adiantado que ele e os colegas retornariam ano que vem. Na ocasião, ainda brincou a respeito do apelo dos fãs:

“É engraçado, porque você vê em todos os comentários no Instagram: ‘come to Brazil’ (‘venha ao Brasil’), o que nós amamos. Então, não vai demorar. Faz muito tempo [desde a última visita]. Mal podemos esperar para retornar.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDeftones ainda pode lançar o álbum engavetado “Eros”? Integrantes respondem
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades