O Alice in Chains está basicamente parado desde abril do ano passado. No último mês de maio, a banda até realizaria uma turnê pelos Estados Unidos, mas precisou cancelar toda a agenda devido a uma emergência médica não especificada com o baterista Sean Kinney. Sendo assim, a única performance mantida foi a curta participação na despedida do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne em julho.
Segundo Jerry Cantrell, o grupo havia planejado seguir na estrada ao longo de 2025. Só que, com a condição do integrante, não foi possível levar a ideia adiante. Com o término do ciclo de divulgação do álbum “I Want Blood” (2024), a ideia do guitarrista, que tem compromissos solo até novembro, é “reavaliar” tais planos junto aos colegas.
Ao site Cleveland.com (via Blabbermouth), o músico desabafou sobre a situação atual do Alice in Chains e explicou:
“Vou encerrar o capítulo ‘I Want Blood’. Depois disso, vou tirar uma folga e ver o que faremos. Pretendíamos trabalhar neste ano, mas houve um pequeno problema de saúde com Sean, então tivemos que cancelar alguns shows. Também planejamos uma turnê, que acabou não acontecendo. Tivemos um pouco de azar. Planejávamos fazer muito mais este ano, mas simplesmente não deu certo. Provavelmente vamos reavaliar os planos no início do próximo ano e decidir o que faremos, se gravamos outro disco, se fazemos alguns shows ou ambos.”
A possibilidade do grupo disponibilizar um sucessor para “Rainier Fog” (2018) já vinha sendo mencionada pelo integrante. Durante entrevista à revista Kerrang! em julho do ano passado, o guitarrista apostou que não iria “demorar muito” para que começassem a pensar em um novo álbum:
“Acho que o último disco que lançamos, ‘Rainier Fog’, é o mais forte que já fizemos. Já os meus últimos discos ‘Brighten’ e ‘I Want Blood’ são os trabalhos solo mais fortes que já fiz. Quando o Alice decidir fazer outro disco, o que tenho certeza que não vai demorar muito, faremos e avisaremos vocês.”
A emergência médica de Sean Kinney
Ao todo, o Alice in Chains realizaria seis apresentações nos Estados Unidos no último mês de maio. Como mencionado, o motivo para o cancelamento foi uma emergência médica com Sean Kinney.
Apesar de não especificar o problema do baterista, o grupo afirmou em comunicado inicial que ele não corria risco de morte e que tinha um prognóstico positivo, embora sua situação demandasse atenção. Dizia o texto:
“Após consideração cautelosa e seguindo o conselho dos profissionais médicos, tomamos a decisão de cancelar nossas vindouras performances em festival e os shows do Alice in Chains como atração principal. Enquanto estamos todos ansiosos para voltar aos palcos, a saúde de Sean é a nossa prioridade máxima no momento. Embora o problema demande atenção imediata, seu prognóstico em longo termo é positivo. Agradecemos por sua compreensão e apoio neste momento.”
Vale destacar que, nos últimos anos, o Alice in Chains manteve um ritmo irregular de apresentações. Depois de excursionar pela América do Norte em 2023, a banda realizou apenas um show em 2024, no festival Sick New World em Las Vegas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
