...

Empresários de Sepultura e Cavaleras se comunicam para reunião em show final

Despedida oficial da banda deve acontecer em um estádio, na cidade de São Paulo, em algum momento de 2026

O Sepultura se despede dos fãs desde o ano passado com a turnê “Celebrating Life Through Death”, que deve se encerrar em 2026. O derradeiro show é um momento aguardado e a banda deseja promover uma grande festa com a presença de amigos e ex-integrantes, o que incluiria os irmãos Max e Iggor Cavalera, fundadores do grupo.

­

- Advertisement -

A relação entre as partes não tem sido nada boa ao longo dos anos, o que dificulta uma reunião. Todavia, Andreas Kisser tem reacendido a esperança dos fãs. Em entrevista ao jornalista Benjamin Back, no YouTube, o guitarrista informou que já há conversas entre os empresários do Sepultura e dos Cavalera para que a participação aconteça.

Andreas afirmou (com transcrição do Whiplash):

“Não é muita surpresa né? A gente já falou que quer fazer uma grande festa, com bandas amigas e convidadas, um grande ‘Sepulfest’. E convidar os músicos que fizeram parte dessa banda, incluindo os irmãos Cavalera, né? Já falei isso em várias entrevistas, os nossos empresários até já ‘tão’ se comunicando. E espero que aconteça. Vamos ver, a gente tem um tempo aí pra organizar.”

A intenção do Sepultura é de que o último show aconteça em São Paulo, preferencialmente em um estádio – o Allianz Parque e o MorumBIS costumam ser os mais usados. Em entrevista ao jornalista Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, no início do ano, Kisser disse:

“A intenção é fazer [o show final] em um estádio, sem dúvida. É o último show da banda. Vamos convidar bandas que fazem parte dessa história, todos os ex-membros, amigos, fazer uma festa. Acho que é uma carreira única. Quarenta anos de história, serão 42 quando fizermos esta festa, no ano que vem. Tem que celebrar. Criamos o Sepultura e essa música no nosso país, Brasil, com seus prós e contras. Então, queremos fazer uma festa grande para todo fã do Brasil inteiro e até do exterior: muitos da Europa já estão se programando para participar.”

O “fator Cavalera”

Desde o anúncio da turnê “Celebrating Life Through Death”, Andreas Kisser é perguntado sobre a possível participação de Max e Iggor no show final. De início, o guitarrista parecia contrário a ideia, quando respondeu para a Billboard: “para quê estragar uma festa tão bonita?”.

Porém, as coisas mudaram. Em entrevista ao canal Rockast em fevereiro do ano passado, o guitarrista afirmou que “seria interessante ter todo mundo” na apresentação derradeira. Depois, em uma sessão de perguntas e respostas com fãs em junho de 2024 para a Metal Hammer, o músico disse novamente que “seria incrível” contar com os ex-colegas na última performance.

No entanto, há uma condição para isso acontecer: os envolvidos devem apenas celebrar a história do Sepultura e não retomar brigas do passado. Ele explicou:

“Não vou negar que seria incrível ter um último show com a participação deles. Mas precisa ser incrível. As pessoas que estão ali devem comemorar e não tentar discutir quem estava certo ou errado em decisões do passado. No final, estamos comemorando agora como o Sepultura de hoje. Se eles quiserem fazer parte disso, seria maravilhoso.”

Em janeiro, o músico voltou a falar do assunto, agora para a Reality Check TV (via Blabbermouth). Andreas continuou parecendo favorável à presença de Max e Iggor.

“Não há motivo para brigas. Só vamos subir no palco, nos divertir. Sabemos tocar as músicas. Vai ser uma festa para os fãs. Quarenta anos de história, é muita coisa – muitos álbuns, muitas mudanças e muitos estilos diferentes de música. E será uma festa incrível – eu espero – e espero que todos sejam parte disso.”

Do outro lado da trincheira

Enquanto isso, Max e Iggor Cavalera falam menos sobre o assunto, mas também não escaparam das perguntas. O vocalista e guitarrista, em 2024, ao canal da revista Rock Hard, também não pareceu se opor à reunião:

“Não sei. Acho que vou deixar as coisas acontecerem do jeito que elas vão acontecer. Não vou forçar nada. Se chegar um momento em que sentirmos que devemos fazer uma reunião… ok, tudo bem, desde que façamos do jeito certo.”

Porém, uma publicação ligeiramente enigmática de sua esposa e empresária, Gloria, pareceu fechar as portas novamente. Por meio do Facebook, ela publicou uma indireta encaminhada a veículos de imprensa que supostamente especulam uma reunião.

Em sua visão, há “sites que pegam uma frase e a distorcem” — apesar de a declaração de seu marido estar disponível em vídeo. Ela escreveu:

“Nota para nossa tribo… não se deixe enganar por sites que pegam uma frase e a distorcem para fazer parecer que significa outra coisa. Não se deixe enganar. Eles só querem sensacionalizar por cliques e não retratar a realidade. O ouro dos tolos não vale a sujeira de onde vem.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEmpresários de Sepultura e Cavaleras se comunicam para reunião em show final
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades