Ao longo de sua extensa carreira, Eric Clapton dividiu o palco com inúmeros guitarristas lendários — B.B. King, George Harrison, Buddy Guy e Joe Bonamassa são apenas alguns da lista. Entre tantas colaborações, o músico admite que houve um colega em especial que acabou com ele durante uma apresentação.
Conversando com a Guitar World no passado, o Slowhand revelou o momento ao relembrar histórias curiosas ao lado do saudoso amigo Frank Zappa. Como relatado pelo artista, a amizade começou por causa do Mothers of Invention, banda do falecido músico, em 1967.
Ele explicou:
“Tudo começou quando fui para Nova York com o Cream e com The Who para participar do show do DJ Murray the K […]. Nova York era inacreditável. O Mothers of Invention tocava no Garrick Theater e não tinha ninguém na plateia, ninguém mesmo! Eles faziam experimentos diferentes todas as noites e o Frank descia, sentava na plateia e começava a conversar com alguém enquanto a banda tocava. Era uma loucura.”
A partir daí, os dois passaram a conviver frequentemente um com o outro, o que levou a uma colaboração profissional. Clapton aparece falando nas faixas “Are You Hung Up?” e “Nasal Retentive Calliope Music”, presentes no disco “We’re Only in It for the Money” (1968). E, nas palavras do músico, o processo de gravação não foi nada convencional.
Ele disse:
“Ele [Frank] me chamou para ir ao estúdio. Ele já tinha colocado alguém dentro de um piano, literalmente dentro, e disse: ‘quero que você finja ser o Eric Burdon [vocalista dos Animals] sob efeito de ácido’. E foi isso que eu fiz. Fiquei dizendo coisas como ‘eu consigo ver Deus’. Foi engraçado participar daquilo. Eu me sentia super moderno e na moda.”
Acabando com Eric Clapton
E as surpresas não pararam por aí. Em um certo dia, Zappa o convidou para tocar em um de seus shows. Quando Clapton já estava no palco, prestes a fazer um solo, o amigo quis “sabotá-lo”, pedindo para que o resto da banda mudasse os compassos da música – o que deixou o “Slowhand” totalmente perdido, como mencionado:
“Fui assistir a um show dele e ele me convidou para tocar. Quando fui fazer meu solo, ele fez aquele famoso gesto com as mãos para a banda, que passou por uns 10 compassos diferentes, me deixando completamente perdido! Eu não consegui entender nada do que estava acontecendo.”
Sobre Frank Zappa
Frank Zappa trabalhou de maneira incansável por quase 30 anos durante sua carreira musical, com dezenas de álbuns e milhares de shows nesse tempo. Ao longo de sua vida, lançou 62 álbuns de estúdio, explorando desde psicodelia, blues, doo wop, avant garde, funk, rock e música clássica.
Até a presidência dos Estados Unidos parecia parte de seus planos. Na década de 1980, Zappa deu uma série de entrevistas nas quais indicou sua vontade de se candidatar como independente.
Ele foi diagnosticado com câncer terminal em 1990. Morreu três anos depois, em 4 de dezembro de 1993, aos 52 de idade, cercado por sua mulher e quatro filhos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
