Um dia após a apresentação do Cradle of Filth em São Paulo, no último domingo (24), a tecladista e cantora Zoë Marie Federoff anunciou que estava deixando a banda. Parte da formação desde 2022, a musicista justificou a decisão por “razões pessoais” que, segundo novo pronunciamento, não envolvem o marido e guitarrista Marek “Ashok” Smerda — que também deve deixar o grupo em breve.
Em outra nota publicada nas redes sociais horas mais tarde, a artista esclareceu que, apesar dos problemas da banda afetarem o casamento, ambos continuam num relacionamento “amando um ao outro”. Inclusive, a ideia original era que saíssem juntos do Cradle of Filth “ainda este ano”, antes de “certos acontecimentos” anteciparem os planos dela.
Mencionando apenas o apreço pela integrante da equipe e agora substituta Kelsey Peters e sem entrar em detalhes, ela escreveu:
“Esclarecendo alguns pontos, já que tantas pessoas decidiram especular [minha saída] da pior maneira possível. Ashok não está me traindo. Embora a turbulência de estar na banda tenha nos afetado, continuamos absolutamente certos de que nos amamos. Por favor, sejam gentis com meu marido. Ele é um bom homem. Já estávamos planejando deixar a banda ainda este ano. Certos acontecimentos apenas aceleraram isso para mim.
Neste momento não há mais nada que eu queira esclarecer e agradeceria se mantivessem os rumores desagradáveis fora do meu perfil e da minha caixa de mensagens. Por favor, aproveitem os shows restantes desta turnê e deem muito amor a Kelsey, que é uma das maiores cantoras que já tive o privilégio de ouvir. Vocês vão amá-la.”
Zoë e Marek se casaram em janeiro deste ano, em Tucson, Arizona, nos Estados Unidos. Após o noivado tornar-se público no início de 2024, a tecladista rebateu os rumores e explicou que o relacionamento com o colega começou apenas depois que entrou para o Cradle of Filth. Ou seja, a sua contratação em 2022 não teve a ver com o marido, membro desde 2014.

À época, também deixou claro que a relação não prejudicaria a banda e, curiosamente, destacou que ela e o companheiro não tinham qualquer intenção de sair do grupo pois gostavam de trabalhar juntos. Elogiando ainda o apoio do líder Dani Filth, declarou em publicação:
“Eu não conhecia o Ashok antes de entrar no CoF. Ele não teve nenhuma participação na minha entrada na banda. Já escrevi material para o próximo álbum do CoF, então é claro que nosso noivado não tem nenhuma relação com a minha permanência no grupo. Não temos planos de deixar o CoF, pois realmente gostamos de trabalhar juntos, além de que estamos ao lado de alguns dos nossos amigos mais próximos. O Dani tem sido o líder mais incrível e apoiador possível em relação ao nosso noivado. Seguimos felizes e comprometidos com a equipe dele no CoF.”
Zoë Marie Federoff deixa o Cradle of Filth
O Cradle of Filth realiza neste momento uma longa turnê pela América Latina. As primeiras apresentações ocorreram nos últimos dias no Brasil, mais especificamente em Limeira, Curitiba e São Paulo, na última quinta (21), sexta-feira (22) e sábado (23), respectivamente.
Ou seja: a saída de Zoë Marie Federoff ocorreu em pleno andamento da tour. Inicialmente, a musicista, que também integra o Catalyst Crime e já fez parte do Insatia, declarou:
“É com pesar que compartilho que, por razões pessoais, não consigo continuar esta turnê e continuar em geral com o Cradle of Filth. Por favor, respeite a minha privacidade e a de minha família. Não irei responder nenhuma pergunta. Seja gentil com minha sucessora. Desejo o melhor a ela e aos meus agora ex-colegas. Ao menos, como Roy Khan disse mais de uma década atrás, Deus estava lá no fim das contas.”
Por sua vez, um comunicado assinado por Dani Filth não explicou a saída repentina da integrante, mas confirmou o prosseguimento da agenda e a substituta Kelsey Peters – que estreou no próprio domingo (24), em Buenos Aires, na Argentina. O líder destacou:
“Olá, Filthlings. Uma reviravolta inesperada aconteceu durante a turnê do Cradle of Filth na América do Sul. Nossa tecladista e backing vocal, Zoë Smerda, decidiu deixar a banda no meio da turnê de forma imediata. Nós, é claro, desejamos a ela tudo de melhor para o futuro e seguiremos em frente, como sempre, agora com a substituta nos vocais, Kelsey Peters, uma das talentosas integrantes da nossa equipe. Na vida, nem sempre é possível prever o que o futuro nos reserva, mas permaneceremos sempre profissionais e continuaremos com os shows da turnê ‘The Screaming Of The Americas’ para nossos fãs, sem deixar que nada disso atrapalhe nossa trajetória. Portanto, irmãos e irmãs da América do Sul e Central, nos vemos na próxima sequência de shows implacáveis. As apresentações no Brasil já têm sido incríveis e estamos profundamente agradecidos pela presença massiva e apaixonada de vocês, meus amigos e criaturas sombrias.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
