O vocalista Tomas Lindberg, do At the Gates, está hospitalizado enquanto recebe tratamento para um raro tipo de câncer nas glândulas salivares. O chamado carcinoma adenoide cístico é considerado agressivo e se torna recorrente. A expectativa é de apenas 5 anos de vida para grande parcela de seus portadores.
Em comunicado nas redes sociais, a banda informou que Lindberg havia preparado uma nota em março deste ano, falando sobre seu diagnóstico. O texto não foi publicado na época, mas foi divulgado agora pelo grupo, como forma de esclarecimento da situação.
O comunicado inicial, ainda sem a declaração de Tomas, afirma:
“Queremos separar um momento para atualizarmos vocês sobre o que está acontecendo com o At the Gates, e para fazer isso, precisamos voltar com vocês há cerca de um ano e meio atrás. Abaixo, vocês verão uma mensagem de Tomas, escrito no último mês de março de 2025, onde ele reflete sobre os últimos 15 meses e a razão pelo silêncio. No entanto, no início de maio, Tomas teve um revés em sua saúde. Desde então, ele está hospitalizado e tem recebido cuidados dedicados em uma ala especializada, onde ele está sendo monitorado de perto o tempo todo.
Enquanto essa é uma época desafiadora, permanecemos positivos, mas, mesmo na melhor das hipóteses, sabemos que a recuperação levará um bom tempo. Gentilmente pedimos que respeitem a privacidade de Tomas e sua família durante esse período. Sabemos o quanto a banda e a música significam para ele – Tomas está incrivelmente orgulhoso do novo álbum do At the Gates no qual estamos trabalhando e tentaremos trazer mais detalhes desse lançamento muito em breve. Obrigado pelo suporte contínuo, a paciência e a compreensão.”
Tomas Lindberg e o novo álbum do At the Gates
No texto de Tomas Lindberg, o vocalista fala sobre a doença, a batalha contra ela e as gravações do novo disco do At the Gates. O cantor conseguiu terminar sua parte do trabalho logo antes de fazer uma cirurgia como parte do tratamento:
“Bem, em dezembro de 2023, fui diagnosticado com carcinoma adenoide cístico (um câncer na boca e no palato) e tenho desde então passado por muita coisa, tem sido um ano muito difícil. Primeiro houve uma cirurgia maior, onde eles tiraram uma grande parte do céu da boca. Isso foi seguido pela radioterapia por dois meses, e desde então tem sido um longo caminho para a recuperação.
Agora, no início de 2025, eles encontraram alguns resíduos do câncer, e isso é inacessível por cirurgia ou radiação. Então, vamos ver qual é o próximo passo, mas provavelmente é alguma forma de quimioterapia, para manter o câncer controlado. Por sorte, gravamos os vocais das demos para o novo álbum antes de tudo isso acontecer. A última versão dos vocais, a que vai para o álbum, foi gravada em UM dia, a maioria em um take, UM DIA antes da cirurgia, só para temos certeza de que TERÍAMOS o álbum, por assim dizer. Então os vocais foram gravados ANTES do resto do álbum… um pouco diferente, mas é bom ter feito isso.”
O novo disco do At the Gates, ainda sem detalhes revelados, será o primeiro desde o retorno do guitarrista e fundador Anders Björler, irmão gêmeo do baixista Jonas Björler. De acordo com Lindberg, o álbum soa como um retorno às raízes da sonoridade do grupo nos anos 1990. Mais informações devem ser divulgadas em breve.
“The Nightmare of Being”, disco mais recente, saiu em 2021. A última apresentação ocorreu em novembro de 2023, no festival dinamarquês Aalborg Metal Festival.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
